Aula sobre Diversidade Da Populacao Brasileira

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A diversidade da população brasileira é um tema relevante e atual, que merece ser discutido em sala de aula. É importante que os estudantes compreendam que o Brasil é um país plural, com diferentes culturas, etnias, religiões e modos de vida. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que estimula a criatividade, a empatia e a colaboração entre os alunos. Durante a aula, os estudantes criarão um mapa de empatia, que os ajudará a compreender melhor as diferentes perspectivas e realidades da população brasileira.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Diversidade da população brasileira" e explique aos alunos que eles irão utilizar a metodologia Design Thinking para aprofundar o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um mapa de empatia sobre um grupo social específico (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, etc.). Cada grupo irá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Oriente como preencher o mapa de empatia e ajude na criação de diferentes personas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma e explicará as principais características e desafios do grupo social estudado. Observe se há preconceitos ou estereótipos em relação aos grupos étnicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os grupos sociais estudados, identificando os principais desafios enfrentados por cada um deles.

  5. Etapa 5 - Seleção de argumentos

    Cada grupo selecionará os principais argumentos que reconheçam as territorialidades dos grupos sociais estudados como direitos legais dessas comunidades. Circule pelos grupos e tire as dúvidas. Observe se há preconceitos ou estereótipos em relação aos grupos étnicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos argumentos

    Cada grupo apresentará seus argumentos para a turma e explicará como eles podem contribuir para a valorização da diversidade da população brasileira. Organize o tempo das apresentações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, ressaltando a importância de reconhecer a diversidade da população brasileira e valorizar os direitos das diferentes comunidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos grupos sociais estudados como direitos legais dessas comunidades;
  • Estimular a empatia e a compreensão das diferentes realidades e perspectivas da população brasileira;
  • Desenvolver a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula;
  • Qualidade dos mapas de empatia e dos argumentos selecionados pelos grupos;
  • Capacidade de identificar as semelhanças e diferenças entre os grupos sociais estudados;
  • Clareza e objetividade na apresentação dos argumentos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na criação dos mapas de empatia;
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos;
  • Fazer intervenções pontuais para garantir o bom andamento da aula;
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa;
  • Criar mapas de empatia claros e objetivos;
  • Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos grupos sociais estudados como direitos legais dessas comunidades;
  • Apresentar argumentos de forma clara e objetiva.