Aula sobre Diversidade Da Populacao Brasileira

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A diversidade da população brasileira é um tema muito importante para ser discutido em sala de aula, pois o Brasil é um país com uma grande variedade étnica e cultural. Essa diversidade é fruto de uma história de migrações e de uma mistura de povos, que trouxeram suas tradições, costumes, línguas e religiões. O objetivo desta aula é que os alunos entendam a importância da diversidade e que sejam capazes de reconhecer os direitos legais das comunidades que formam a população brasileira. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando sobre a diversidade da população brasileira e a importância de reconhecer os direitos das comunidades que a compõem. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de até 4 pessoas.

  2. Etapa 2 - Elaboração das perguntas e afirmações

    Cada grupo deverá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema da diversidade da população brasileira. As perguntas precisam ser abertas e desafiadoras e as afirmações devem ser verdadeiras e relevantes para o tema. Oriente a criação das perguntas e resposta e estimule a criatividade de todos.

  3. Etapa 3 - Organização do jogo

    Os grupos irão organizar as cartas de perguntas e afirmações em um jogo. Eles podem escolher o formato que preferirem, como um jogo de tabuleiro, um jogo de cartas ou um jogo virtual. Organize os materiais necessários e estimule a criação dos jogos.

  4. Etapa 4 - Jogo em grupo

    Os grupos jogarão entre si, utilizando o jogo elaborado por eles mesmos. Cada grupo irá escolher um representante para jogar contra os outros grupos. Organize os grupos e o tempo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o jogo, os alunos irão discutir em grupo sobre as perguntas e afirmações que foram apresentadas e sobre a importância de reconhecer os direitos das comunidades que formam a população brasileira.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese sobre o tema, reforçando a importância da diversidade e dos direitos das comunidades que formam a população brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a diversidade da população brasileira.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a importância de reconhecer os direitos das comunidades que formam a população brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na elaboração do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas.
  • Participação ativa no jogo e na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar os grupos na elaboração do jogo.
  • Estimular a participação de todos os alunos durante o jogo e a discussão em grupo.
  • Fazer a síntese do tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na elaboração do jogo.
  • Participar ativamente do jogo e da discussão em grupo.
  • Refletir sobre a importância da diversidade e dos direitos das comunidades que formam a população brasileira.