Aula sobre Diversidade Da Populacao Brasileira

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre "Diversidade da população brasileira" é fundamental para que os alunos possam compreender como a sociedade brasileira é formada por diferentes grupos sociais, culturais e étnicos. É importante que os estudantes possam reconhecer a importância da valorização da diversidade e da luta pelos direitos desses grupos. O Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizado para que os alunos possam desenvolver a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a diversidade da população brasileira. Os alunos serão incentivados a falar sobre suas origens, culturas e tradições. Utilize mapas e imagens para ilustrar a diversidade étnica e cultural do Brasil.

  2. Etapa 2 - Escolha dos temas

    Apresente aos alunos o Modelo de Debate Crítico (MDC) e explique como ele será utilizado na aula. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá desenvolver um tema relacionado à diversidade da população brasileira, como, por exemplo, a cultura indígena, a cultura afro-brasileira, a cultura caipira, entre outros.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação

    Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por rúbrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema escolhido. Auxilie os alunos nessa etapa, fornecendo exemplos e orientações sobre como criar uma boa rúbrica.

  4. Etapa 4 - Pesquisa Debate

    Cada grupo irá pesquisar seu tema e elaborar uma apresentação. Solicite que os alunos criem questões para perguntar aos outros grupos. Incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Cada grupo terá um tempo para apresentar seu tema, os demais grupos irão fazer perguntas. Incentive a participação de todos os alunos e faça a mediação do debate.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Ao final do debate, cada grupo deve avaliar a apresentação dos outros grupos utilizando a rubrica criada na Etapa 3. Auxilie os alunos nessa etapa, fornecendo orientações sobre como avaliar de forma justa e criteriosa.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Finalize a aula com uma roda de conversa sobre a importância da valorização da diversidade e da luta pelos direitos desses grupos. Os alunos serão incentivados a refletir sobre como podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, por meio do Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Incentivar a valorização da diversidade étnica e cultural do Brasil.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Respeito às opiniões e ideias dos outros grupos.
  • Participação ativa de todos os membros do grupo.
  • Utilização de exemplos práticos e didáticos para ilustrar o subtema escolhido.

Ações do professor

  • Mediar o debate entre os grupos.
  • Fornecer orientações sobre como criar uma boa rúbrica.
  • Incentivar a participação ativa de todos os alunos.
  • Auxiliar os alunos na avaliação das apresentações dos outros grupos.
  • Finalizar a aula com uma reflexão sobre a importância da valorização da diversidade étnica e cultural do Brasil.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Criar uma rúbrica adequada para avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Apresentar o subtema escolhido utilizando o Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando a rúbrica criada na Etapa 3.
  • Refletir sobre a importância da valorização da diversidade étnica e cultural do Brasil.