Aula sobre Diversidade Da Populacao Brasileira
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A diversidade da população brasileira é um tema muito importante para ser trabalhado em sala de aula, pois o Brasil é um país com uma grande variedade de culturas, etnias e tradições. É fundamental que os alunos compreendam que a diversidade é um valor a ser respeitado e valorizado, e que todos têm direitos iguais, independentemente de sua origem étnica, cultural, social ou econômica. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações para desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância da diversidade da população brasileira. É importante que os alunos compreendam que a diversidade é um valor a ser respeitado e valorizado, e que todos têm direitos iguais, independentemente de sua origem étnica, cultural, social ou econômica.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema e todas acontecem simultaneamente. Organize os materiais que serão utilizados.Etapa 3 - Estação 1 - Mapa das territorialidades
Na primeira estação, os alunos irão criar um mapa das territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas, ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade. Os alunos irão pesquisar sobre essas comunidades tradicionais e identificar onde elas estão localizadas no Brasil.Etapa 4 - Estação 2 - Histórias e tradições
Na segunda estação, os alunos irão pesquisar sobre as histórias e tradições das comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e caiçaras. Os alunos deverão criar um mural com fotos e informações sobre essas comunidades.Etapa 5 - Estação 3 - Direitos legais
Na terceira estação, os alunos irão pesquisar sobre os direitos legais das comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e caiçaras. Os alunos deverão criar um fôlder com informações sobre esses direitos.Etapa 6 - Roda de conversa
Ao final da atividade, promova uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam em cada estação e discutir sobre a importância de respeitar e valorizar a diversidade da população brasileira.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos nas atividades realizadas em cada estação, bem como sua participação na roda de conversa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas, ribeirinhos e caiçaras.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
- Promover a reflexão sobre a importância de respeitar e valorizar a diversidade da população brasileira.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades em cada estação.
- Qualidade do trabalho realizado em cada estação.
- Participação na roda de conversa.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da diversidade da população brasileira.
- Dividir a turma em grupos e explicar as atividades de cada estação.
- Promover a roda de conversa ao final da atividade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e caiçaras.
- Criar um mapa das territorialidades das comunidades.
- Criar um mural com fotos e informações sobre as histórias e tradições das comunidades.
- Criar um fôlder com informações sobre os direitos legais das comunidades.
- Participar da roda de conversa ao final da atividade.