Aula sobre Diversidade Da Populacao Brasileira
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A diversidade da população brasileira é um tema muito importante e atual, que deve ser abordado em sala de aula. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. Para contextualizar o assunto, podemos utilizar exemplos como a presença de diferentes culturas em nosso país, a importância do respeito às diferenças e a valorização da diversidade. É importante que os alunos compreendam que a diversidade é uma riqueza do nosso país e que devemos valorizá-la.
Etapa 1 - Antes da aula.
Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.Etapa 2 - Sala de Aula
Inicie a aula apresentando o tema e sobre a importância diversidade da população brasileira. Para exemplificar, utilize imagens e mapas sobre a distribuição das populações tradicionais no território nacional. Em seguida, faça uma roda de conversa sobre a pesquisa realizada em casa.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e sub-ideias sobre a diversidade da população brasileira. Oriente os alunos na criação do mapa e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais
Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma e explicar as informações contidas em cada sub-ideia. Incentive a participação de todos os alunos na socialização.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos mapas conceituais, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas e como a diversidade da população brasileira pode ser valorizada. Faça a mediação da discussão e incentive a participação de todos.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos irão realizar uma reflexão individual sobre a atividade e a importância da diversidade da população brasileira. Disponibilize um roteiro de reflexão para os alunos e peça para registrarem suas respostas no caderno ou diário de bordo.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância da diversidade da população brasileira e como ela merece ser valorizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
- Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Qualidade das informações selecionadas para o mapa conceitual.
- Participação na socialização dos mapas conceituais.
- Participação na discussão em grupo.
- Reflexão individual sobre a atividade.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Mediar a discussão em grupo.
- Incentivar a participação de todos os alunos.
- Disponibilizar materiais para a pesquisa.
- Disponibilizar um roteiro de reflexão para os alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre a diversidade da população brasileira.
- Criar o mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar da discussão em grupo.
- Realizar a reflexão individual sobre a atividade.