Aula sobre Diversidade Da Populacao Brasileira

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A diversidade da população brasileira é um tema muito importante e atual, que deve ser abordado em sala de aula. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. Para contextualizar o assunto, podemos utilizar exemplos como a presença de diferentes culturas em nosso país, a importância do respeito às diferenças e a valorização da diversidade. É importante que os alunos compreendam que a diversidade é uma riqueza do nosso país e que devemos valorizá-la.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula apresentando o tema e sobre a importância diversidade da população brasileira. Para exemplificar, utilize imagens e mapas sobre a distribuição das populações tradicionais no território nacional. Em seguida, faça uma roda de conversa sobre a pesquisa realizada em casa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e sub-ideias sobre a diversidade da população brasileira. Oriente os alunos na criação do mapa e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma e explicar as informações contidas em cada sub-ideia. Incentive a participação de todos os alunos na socialização.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas conceituais, os alunos irão discutir em grupo sobre as informações apresentadas e como a diversidade da população brasileira pode ser valorizada. Faça a mediação da discussão e incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos irão realizar uma reflexão individual sobre a atividade e a importância da diversidade da população brasileira. Disponibilize um roteiro de reflexão para os alunos e peça para registrarem suas respostas no caderno ou diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da diversidade da população brasileira e como ela merece ser valorizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade das informações selecionadas para o mapa conceitual.
  • Participação na socialização dos mapas conceituais.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Reflexão individual sobre a atividade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Disponibilizar materiais para a pesquisa.
  • Disponibilizar um roteiro de reflexão para os alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a diversidade da população brasileira.
  • Criar o mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Realizar a reflexão individual sobre a atividade.