Diversidade de povos na formação de Roma

Nesta aula de História vamos conhecer um pouco mais dos gregos, lígures e etruscos! Já ouviu falar em algum desses povos? Então chega mais! 🤗🐱


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa que preenche o espaço da frase a seguir: “Os ________ constituem, sem dúvida, a mais notável das entidades itálicas que integram o grupo dos que não têm uma língua indo-europeia”.

    A) Etruscos.

    B) Gregos.

    C) Romanos.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A aula sobre "Diversidade de povos na formação de Roma" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos de como a diversidade cultural está presente no cotidiano dos estudantes, como na culinária, na música, nas tradições familiares, entre outros.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    A formação de Roma é um tema importante para entendermos a história da humanidade. A cidade de Roma foi fundada em 753 a.C. e se tornou uma das mais importantes da Antiguidade. A diversidade de povos que contribuíram para a formação de Roma é um aspecto fundamental para entendermos a cultura e a sociedade romana. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e participativa. Cada estação terá uma atividade diferente relacionada ao tema, para que os alunos possam explorar diferentes aspectos da formação de Roma.
    Atividade completa
  5. 5. Design Sprint:

    A aula sobre "diversidade de povos na formação de Roma" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a diversidade cultural está presente no cotidiano dos alunos, como na culinária, na música, nas tradições familiares, entre outros.
    Atividade completa
  6. 6. Ensino Híbrido:

    A aula sobre "diversidade de povos na formação de Roma" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade. Através da metodologia ativa Ensino Híbrido, os alunos serão incentivados a criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos sobre como a diversidade cultural pode ser encontrada e aplicada no cotidiano dos estudantes, como na culinária, na música, na dança, entre outros. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano."
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    A aula sobre "Diversidade de povos na formação de Roma" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e avaliação. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a diversidade cultural é presente em nosso cotidiano, como na culinária, na música, nas tradições e costumes. Explique também como a diversidade cultural foi importante para a formação da Roma Antiga.
    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A aula sobre "Diversidade de povos na formação de Roma" tem como objetivo apresentar aos alunos como a cidade de Roma foi formada por diferentes povos e culturas, e como isso influenciou a sua configuração social e política nos períodos monárquico e republicano. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Dessa forma, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de se envolverem mais com o tema.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: