Aula sobre Diversidade De Povos Na Formacao De Roma

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula sobre "Diversidade de povos na formação de Roma" tem como objetivo apresentar aos alunos como a cidade de Roma foi formada por diferentes povos e culturas, e como isso influenciou a sua configuração social e política nos períodos monárquico e republicano. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Dessa forma, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de se envolverem mais com o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da diversidade de povos na formação de Roma. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Disponibilize um tempo para os grupos pesquisarem sobre os diferentes povos que contribuíram para a formação de Roma, como etruscos, gregos, latinos, sabinos, entre outros. Eles deverão buscar informações sobre a cultura, a religião, a língua e a organização social desses povos.

  3. Etapa 3 - Organização

    Os grupos organizarão as informações coletadas e irão definir os critérios de avaliação para o template. Eles deverão discutir em conjunto e chegar a um consenso sobre os critérios que serão utilizados para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Criação do template

    Os grupos criarão o template de avaliação por pares, utilizando os critérios definidos na etapa anterior. Eles deverão criar um documento no Google Docs ou em outra plataforma online, que possa ser compartilhado com os outros grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará o seu template de avaliação por pares para a turma. Eles deverão explicar os critérios utilizados e como eles serão aplicados na avaliação dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos avaliarão o desempenho dos outros grupos, utilizando o template criado por eles mesmos. Eles deverão preencher o template com notas de 1 a 5 para cada critério de avaliação.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Ao final da atividade, promova uma discussão em sala de aula sobre os resultados da avaliação e sobre como a diversidade de povos influenciou a formação de Roma. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e debater sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação
  • Promover a reflexão sobre a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade
  • Estimular a autonomia e a criatividade dos alunos

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância da diversidade de povos na formação de Roma
  • Dividir os alunos em grupos e explicar a tarefa
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do template de avaliação por pares
  • Promover a discussão em sala de aula sobre os resultados da avaliação e sobre como a diversidade de povos influenciou a formação de Roma
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante toda a atividade

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os diferentes povos que contribuíram para a formação de Roma
  • Organizar as informações coletadas e definir os critérios de avaliação para o template
  • Criar o template de avaliação por pares, utilizando os critérios definidos
  • Apresentar o template de avaliação por pares para a turma
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos, utilizando o template criado por eles mesmos.