Aula sobre Diversidade De Povos Na Formacao De Roma

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aula sobre "Diversidade de povos na formação de Roma" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e avaliação. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a diversidade cultural é presente em nosso cotidiano, como na culinária, na música, nas tradições e costumes. Explique também como a diversidade cultural foi importante para a formação da Roma Antiga.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Aprendizagem Entre Pares será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um povo que contribuiu para a formação da Roma Antiga, como os etruscos, gregos, cartagineses, entre outros. Os alunos devem buscar informações sobre a cultura, a religião, a economia e a política desses povos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos devem preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para a turma. Os outros grupos irão avaliar a apresentação utilizando o template criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as contribuições dos diferentes povos para a formação da Roma Antiga.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua falando sobre a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Desenvolver habilidades de avaliação e autoavaliação.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação.
  • Estimular a participação de todos os alunos nas apresentações e nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na pesquisa e na criação do template de avaliação.
  • Apresentar as pesquisas de forma clara e objetiva.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template criado.