Aula sobre Diversidade De Povos Na Formacao De Roma
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A aula sobre "diversidade de povos na formação de Roma" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade. Através da metodologia ativa Ensino Híbrido, os alunos serão incentivados a criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos sobre como a diversidade cultural pode ser encontrada e aplicada no cotidiano dos estudantes, como na culinária, na música, na dança, entre outros. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano."
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade. Incentive os estudantes a compartilharem suas experiências com a diversidade cultural.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre os povos que contribuíram para a formação de Roma, como os etruscos, os gregos e os cartagineses. Se estiver de acordo com o seu contexto, peça aos estudantes para realizarem a pesquisa em uma sala de informática ou em seus celulares. Para isso, garanta que as pesquisas sejam realizadas em sites confiáveis. Eles deverão registrar suas descobertas no template de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram e compartilhar com os colegas. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma. Incentive a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Síntese
Faça uma síntese das informações apresentadas pelos alunos e explique como a diversidade cultural contribuiu para a formação de Roma.Etapa 6 - Check-out
Os alunos irão registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam durante a aula e como a diversidade cultural pode ser aplicada no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano."
- Incentivar a pesquisa e a discussão em grupo.
- Estimular a participação de todos os alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
- Qualidade das informações apresentadas pelos alunos.
- Capacidade de síntese do professor.
- Utilização correta do template de registro de aprendizagem.
- Participação dos alunos durante toda a aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade.
- Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos.
- Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos alunos.
- Incentivar a participação de todos os alunos na aula.
- Estimular a utilização correta do template de registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os povos que contribuíram para a formação de Roma.
- Discutir em grupo as informações encontradas.
- Apresentar as descobertas para a turma.
- Registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam durante a aula.
- Participar ativamente durante toda a aula.