Aula sobre Diversidade De Povos Na Formacao De Roma

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A formação de Roma é um tema importante para entendermos a história da humanidade. A cidade de Roma foi fundada em 753 a.C. e se tornou uma das mais importantes da Antiguidade. A diversidade de povos que contribuíram para a formação de Roma é um aspecto fundamental para entendermos a cultura e a sociedade romana. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e participativa. Cada estação terá uma atividade diferente relacionada ao tema, para que os alunos possam explorar diferentes aspectos da formação de Roma.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da diversidade de povos na formação de Roma.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Separe a turma emtrês grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1 - Mapa:

    Nesta estação, os alunos irão analisar um mapa da região onde se localiza a cidade de Roma e identificar as principais características geográficas que influenciaram na formação da cidade. Em seguida, deverão identificar os povos que habitavam a região e como eles contribuíram para a formação de Roma.

    Estação 2 - Mitologia:

    Nesta estação, os alunos irão conhecer as principais lendas e mitos que envolvem a fundação de Roma. Eles deverão identificar os personagens mitológicos e os povos que são mencionados nas lendas e mitos.

    Estação 3 - Sociedade:

    Nesta estação, os alunos irão analisar a estrutura social da Roma Antiga e identificar como a diversidade de povos influenciou na formação da sociedade romana. Eles deverão identificar as principais classes sociais e como elas se relacionavam entre si.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas em cada estação. Os alunos deverão compartilhar as principais informações que aprenderam e como a diversidade de povos influenciou na formação de Roma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características geográficas que influenciaram na formação de Roma.
  • Identificação correta dos personagens mitológicos e dos povos mencionados nas lendas e mitos.
  • Identificação correta das principais classes sociais da Roma Antiga e como elas se relacionavam entre si.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da diversidade de povos na formação de Roma.
  • Dividir a turma em três grupos para a rotação por estações.
  • Orientar os alunos em cada estação e esclarecer dúvidas.

Ações do aluno

  • Analisar um mapa da região onde se localiza a cidade de Roma e identificar as principais características geográficas que influenciaram na formação da cidade.
  • Conhecer as principais lendas e mitos que envolvem a fundação de Roma e identificar os personagens mitológicos e os povos que são mencionados nas lendas e mitos.
  • Analisar a estrutura social da Roma Antiga e identificar como a diversidade de povos influenciou na formação da sociedade romana.