Aula sobre Diversidade De Povos Na Formacao De Roma
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da diversidade de povos na formação de Roma.Etapa 2 - Rotação por Estações
Separe a turma emtrês grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:Estação 1 - Mapa:
Nesta estação, os alunos irão analisar um mapa da região onde se localiza a cidade de Roma e identificar as principais características geográficas que influenciaram na formação da cidade. Em seguida, deverão identificar os povos que habitavam a região e como eles contribuíram para a formação de Roma.
Estação 2 - Mitologia:
Nesta estação, os alunos irão conhecer as principais lendas e mitos que envolvem a fundação de Roma. Eles deverão identificar os personagens mitológicos e os povos que são mencionados nas lendas e mitos.
Estação 3 - Sociedade:
Nesta estação, os alunos irão analisar a estrutura social da Roma Antiga e identificar como a diversidade de povos influenciou na formação da sociedade romana. Eles deverão identificar as principais classes sociais e como elas se relacionavam entre si.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas em cada estação. Os alunos deverão compartilhar as principais informações que aprenderam e como a diversidade de povos influenciou na formação de Roma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e participativa.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das características geográficas que influenciaram na formação de Roma.
- Identificação correta dos personagens mitológicos e dos povos mencionados nas lendas e mitos.
- Identificação correta das principais classes sociais da Roma Antiga e como elas se relacionavam entre si.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da diversidade de povos na formação de Roma.
- Dividir a turma em três grupos para a rotação por estações.
- Orientar os alunos em cada estação e esclarecer dúvidas.
Ações do aluno
- Analisar um mapa da região onde se localiza a cidade de Roma e identificar as principais características geográficas que influenciaram na formação da cidade.
- Conhecer as principais lendas e mitos que envolvem a fundação de Roma e identificar os personagens mitológicos e os povos que são mencionados nas lendas e mitos.
- Analisar a estrutura social da Roma Antiga e identificar como a diversidade de povos influenciou na formação da sociedade romana.