Aula sobre Diversidade De Povos Na Formacao De Roma
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula sobre "Diversidade de povos na formação de Roma" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos de como a diversidade cultural está presente no cotidiano dos estudantes, como na culinária, na música, nas tradições familiares, entre outros.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Pesquisa
Disponibilize materiais para que os estudantes o estudem em casa. Eles também podem realizar pesquisas sobre a diversidade de povos na formação de Roma.Etapa 3 - Criação de mapa conceitual
Em sala, os estudantes devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos para discutir e aprimorar seus mapas conceituais. Enquanto isso, circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Faça perguntas para estimular a discussão.Etapa 6 - Debate em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre a importância da diversidade de povos na formação de Roma e como isso se relaciona com a diversidade cultural presente na sociedade atual.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de um mapa conceitual.
- Promover a discussão em grupo e o debate sobre a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
- Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa no debate em grupo e no debate final.
- Cooperação e respeito com os colegas durante a atividade.
- Habilidade em relacionar a diversidade de povos na formação de Roma com a diversidade cultural presente na sociedade atual.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.
- Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos durante a pesquisa e a criação do mapa conceitual.
- Estimular a discussão em grupo e o debate sobre a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão e a participação dos alunos.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a diversidade de povos na formação de Roma e criar um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias.
- Discutir em grupo e aprimorar o mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar a ideia central e as sub-ideias.
- Participar ativamente do debate em grupo e do debate final.
- Cooperar e respeitar os colegas durante a atividade.