Aula sobre Diversidade De Povos Na Formacao De Roma

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "Diversidade de povos na formação de Roma" tem como objetivo apresentar aos alunos a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos de como a diversidade cultural está presente no cotidiano dos estudantes, como na culinária, na música, nas tradições familiares, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Disponibilize materiais para que os estudantes o estudem em casa. Eles também podem realizar pesquisas sobre a diversidade de povos na formação de Roma.

  3. Etapa 3 - Criação de mapa conceitual

    Em sala, os estudantes devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir e aprimorar seus mapas conceituais. Enquanto isso, circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Faça perguntas para estimular a discussão.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre a importância da diversidade de povos na formação de Roma e como isso se relaciona com a diversidade cultural presente na sociedade atual.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de um mapa conceitual.
  • Promover a discussão em grupo e o debate sobre a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação do mapa conceitual.
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa no debate em grupo e no debate final.
  • Cooperação e respeito com os colegas durante a atividade.
  • Habilidade em relacionar a diversidade de povos na formação de Roma com a diversidade cultural presente na sociedade atual.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos durante a pesquisa e a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão em grupo e o debate sobre a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão e a participação dos alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da diversidade cultural na formação de uma sociedade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a diversidade de povos na formação de Roma e criar um mapa conceitual com ideia central e sub-ideias.
  • Discutir em grupo e aprimorar o mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar a ideia central e as sub-ideias.
  • Participar ativamente do debate em grupo e do debate final.
  • Cooperar e respeitar os colegas durante a atividade.