Aula sobre Divisao De Numeros Decimais Por Numeros Naturais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A divisão de números decimais por naturais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois permite calcular valores em situações que envolvem dinheiro, medidas e outras grandezas que podem ser representadas por números decimais. Por exemplo, ao dividir o preço de um produto pelo número de parcelas, é possível calcular o valor de cada parcela. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essa operação de forma eficiente e precisa, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da divisão de números decimais por naturais. Contextualize o tema com exemplos práticos e didáticos, como a divisão do preço de um produto pelo número de parcelas.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos e discutir sobre a importância da divisão de números decimais por naturais. Eles também devem compartilhar exemplos de situações cotidianas em que essa habilidade é necessária.Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo
Os alunos devem receber uma lista de problemas que envolvem a divisão de números decimais por naturais. Eles devem trabalhar em grupo para resolver os problemas e encontrar soluções eficientes e precisas.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Eles devem utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados da resolução dos problemas e compartilhar as soluções encontradas. Eles também devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e identificar pontos positivos e negativos.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos devem refletir individualmente sobre a atividade e escrever um breve texto sobre o que aprenderam e como podem aplicar essa habilidade em suas vidas cotidianas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância da divisão de números decimais por naturais e incentivando os alunos a continuar praticando essa habilidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal.
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
- Utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Eficiência e precisão na resolução dos problemas.
- Participação e colaboração no trabalho em grupo.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
- Estimular a discussão em grupo e a troca de experiências.
- Utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para tornar a aula mais envolvente e didática.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo e compartilhar experiências.
- Trabalhar em grupo para resolver os problemas propostos.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e identificar pontos positivos e negativos.