Aula sobre Divisao De Numeros Decimais Por Numeros Naturais

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A divisão de números decimais por naturais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois permite calcular valores em situações que envolvem dinheiro, medidas e outras grandezas que podem ser representadas por números decimais. Por exemplo, a divisão de números decimais por naturais é utilizada ao dividir o preço de um produto pelo número de parcelas em que ele pode ser pago. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essa operação de forma eficiente e precisa, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Eles irão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da divisão de números decimais por naturais. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explica a metodologia Aprendizagem Entre Pares.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de divisão de números decimais por naturais, utilizando situações do cotidiano dos alunos. Em seguida, cada grupo deve resolver um exemplo prático e apresentar sua solução para a turma.

  4. Etapa 4 - Elaboração de problemas

    Cada grupo deve elaborar um problema envolvendo a divisão de números decimais por naturais. Eles devem criar um enunciado claro e objetivo, além de apresentar a solução do problema.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Cada grupo deve avaliar o trabalho dos outros grupos, utilizando o template de avaliação criado na Etapa 2. Eles devem justificar suas notas e apontar pontos positivos e negativos do trabalho avaliado.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final da aula, promova uma discussão em grupo sobre as dificuldades encontradas na resolução dos problemas e na avaliação dos trabalhos. Os alunos devem compartilhar suas experiências e sugestões para melhorar o processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar a divisão de números decimais por naturais de forma eficiente e precisa.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de elaboração de problemas matemáticos.
  • Promover a colaboração e a avaliação entre pares, desenvolvendo habilidades sociais e de comunicação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
  • Construção dos argumentos: qualidade dos argumentos apresentados na resolução dos problemas.
  • Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação dos trabalhos.
  • Desempenho geral: qualidade geral do trabalho apresentado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Promover a criação do template de avaliação por pares.
  • Apresentar exemplos práticos e auxiliar os alunos na resolução dos problemas.
  • Estimular a discussão em grupo e a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Resolver os exemplos práticos e elaborar problemas envolvendo a divisão de números decimais por naturais.
  • Avaliar os trabalhos dos outros grupos e justificar suas notas.
  • Participar da discussão em grupo e compartilhar suas experiências e sugestões.