Aula sobre Divisao De Numeros Decimais Por Numeros Naturais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A divisão de números decimais por naturais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois permite calcular quantidades fracionárias de objetos ou valores monetários. Por exemplo, ao dividir R$ 10,00 por 3 pessoas, cada uma receberá R$ 3,33. Nesta aula, os alunos aprenderão a realizar essa operação matemática de forma eficiente e precisa, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Eles criarão um diário de bordo em grupo, no qual registrarão os problemas, alternativas e soluções encontradas durante a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o conceito de divisão de números decimais por naturais, utilizando exemplos práticos e didáticos. Apresente a metodologia ativa Cultura Maker e explique como os alunos devem criar o diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, de acordo com a sua escolha.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deve escolher um problema relacionado à divisão de números decimais por naturais, que será registrado no diário de bordo. Auxilie os alunos na escolha do problema e na definição dos objetivos.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem gerar alternativas para resolver o problema escolhido, utilizando diferentes estratégias e recursos disponíveis. Forneça materiais didáticos, como calculadoras, papel e lápis, para auxiliar os alunos.

  5. Etapa 5 - Solução do problema

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar a solução no diário de bordo. Auxilie os alunos na verificação da razoabilidade das respostas, utilizando estimativas e arredondamentos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução encontrada no diário de bordo. Faça comentários e esclareça dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos devem fazer uma reflexão sobre a atividade realizada, destacando os pontos positivos e negativos da metodologia utilizada e as habilidades desenvolvidas durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas com números racionais positivos na representação decimal, utilizando diferentes estratégias e recursos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Cultura Maker.
  • Desenvolver a habilidade de verificar a razoabilidade das respostas, utilizando estimativas e arredondamentos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de escolher um problema relacionado à divisão de números decimais por naturais.
  • Capacidade de gerar alternativas para resolver o problema, utilizando diferentes estratégias e recursos.
  • Capacidade de escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar a solução no diário de bordo.
  • Capacidade de verificar a razoabilidade das respostas, utilizando estimativas e arredondamentos.
  • Participação ativa e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de divisão de números decimais por naturais, utilizando exemplos práticos e didáticos.
  • Auxiliar os alunos na escolha do problema e na definição dos objetivos.
  • Fornecer materiais didáticos, como calculadoras, papel e lápis, para auxiliar os alunos.
  • Verificar a razoabilidade das respostas, utilizando estimativas e arredondamentos.
  • Fazer comentários e esclarecer dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um problema relacionado à divisão de números decimais por naturais.
  • Gerar alternativas para resolver o problema, utilizando diferentes estratégias e recursos.
  • Escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar a solução no diário de bordo.
  • Verificar a razoabilidade das respostas, utilizando estimativas e arredondamentos.
  • Participar ativamente e colaborar em grupo.