Aula sobre Divisao De Numeros Decimais Por Numeros Naturais
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A divisão de números decimais por naturais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois permite calcular valores em situações que envolvem dinheiro, medidas e outras grandezas que podem ser representadas por números decimais. Por exemplo, ao dividir o preço de um produto pelo número de parcelas em que ele pode ser pago, estamos usando a divisão de números decimais por naturais. Nesta aula, os alunos irão aprender a realizar essa operação de forma eficiente e precisa, utilizando a metodologia ativa Design Sprint para criar um template de 5 etapas que os ajudará a resolver problemas envolvendo essa habilidade.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema da aula e explique a importância da divisão de números decimais por naturais. Em seguida, os alunos devem discutir em grupos sobre situações cotidianas em que essa habilidade pode ser aplicada. Cada grupo deve apresentar um exemplo para a turma.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem criar um esboço do template de Design Sprint que será utilizado para resolver problemas envolvendo a divisão de números decimais por naturais. Forneça um modelo para que os alunos possam se basear.Etapa 3 - Decidir
Os alunos devem decidir em grupo quais serão as 5 etapas do template de Design Sprint que irão utilizar para resolver problemas envolvendo a divisão de números decimais por naturais. Forneça orientações e sugestões para ajudá-los nessa decisão.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos devem trabalhar em grupos para criar um protótipo de resolução de um problema envolvendo a divisão de números decimais por naturais, utilizando o template de Design Sprint que criaram na etapa anterior. Forneça exemplos de problemas para que os alunos possam escolher um para resolver.Etapa 5 - Testar
Os grupos devem apresentar suas soluções para a turma e discutir as estratégias utilizadas para resolver o problema. Forneça feedbacks e sugestões para melhorar a resolução.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver problemas envolvendo a divisão de números decimais por naturais.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.
Critérios de avaliação
- Utilização correta do template de Design Sprint.
- Precisão e eficiência na resolução dos problemas propostos.
- Participação ativa e colaborativa em todas as etapas da aula.
Ações do professor
- Fornecer orientações e sugestões para os alunos em todas as etapas da aula.
- Dar feedbacks e sugestões para melhorar a resolução dos problemas.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos em todas as etapas da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um template de Design Sprint eficiente e preciso.
- Resolver problemas envolvendo a divisão de números decimais por naturais de forma precisa e eficiente.