Aula sobre Divisao De Numeros Racionais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A divisão de números racionais é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam e utilizem a multiplicação e a divisão de números racionais, além de entender a relação entre elas e suas propriedades operatórias. A metodologia utilizada nesta aula será a Aprendizagem Baseada em Projetos. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos, como a divisão de uma pizza entre amigos ou a divisão de dinheiro entre pessoas em um grupo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e receberão um diário de bordo para registrar suas atividades.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os grupos deverão discutir e registrar no diário de bordo um problema relacionado à divisão de números racionais, como por exemplo, dividir uma receita de bolo entre várias pessoas.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão pensar em alternativas para resolver o problema registrado na etapa anterior. Eles podem utilizar diferentes estratégias, como a divisão por frações ou a utilização de uma calculadora.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar a solução no diário de bordo. Eles também deverão explicar como chegaram a essa solução e como ela pode ser aplicada em outras situações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos apresentarão suas soluções e discutirão em conjunto as diferentes estratégias utilizadas. Medie a discussão e esclareça dúvidas.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos deverão aplicar a solução encontrada em um problema prático, como por exemplo, dividir um lote de terreno entre várias pessoas. Eles deverão registrar a solução no diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação da atividade, levando em consideração a participação dos alunos, a qualidade das soluções apresentadas e a aplicação prática da solução.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Aplicação prática da solução encontrada pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula e a metodologia utilizada.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das soluções apresentadas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Registrar as atividades no diário de bordo.
  • Apresentar soluções criativas e eficientes para os problemas propostos.