Aula sobre Divisao De Numeros Racionais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A divisão de números racionais é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam e utilizem a multiplicação e a divisão de números racionais, além de entender a relação entre elas e suas propriedades operatórias. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na divisão de números racionais. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos, como a divisão de uma pizza entre amigos ou a divisão de dinheiro entre pessoas em um grupo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da divisão de números racionais na Matemática e no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles irão preencher cada campo com informações sobre a divisão de números racionais, com base em suas próprias experiências e observações.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia, compartilhando suas experiências e observações sobre a divisão de números racionais.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de divisão de números racionais, como a divisão de uma torta em pedaços iguais ou a divisão de dinheiro entre pessoas em um grupo.

  5. Etapa 5 - Resolução de exercícios

    Os alunos irão resolver exercícios de divisão de números racionais, utilizando as informações coletadas no mapa de empatia e os exemplos práticos apresentados pelo professor.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções dos exercícios, compartilhando suas estratégias e dúvidas sobre a divisão de números racionais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da divisão de números racionais e incentivando os alunos a continuar praticando e explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na resolução de exercícios.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Resolução correta dos exercícios de divisão de números racionais.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar exemplos práticos de divisão de números racionais.
  • Orientar os alunos na resolução dos exercícios.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia com informações sobre a divisão de números racionais.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Resolver os exercícios de divisão de números racionais.