Aula sobre Divisao De Numeros Racionais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A divisão de números racionais é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam e utilizem a multiplicação e a divisão de números racionais, além de entender a relação entre elas e suas propriedades operatórias. A metodologia utilizada nesta aula será a Gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando a aula mais envolvente e didática. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos, como a divisão de uma pizza entre amigos ou a divisão de dinheiro entre pessoas em uma viagem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Divida a turma em grupos de 4 estudantes. Apresente o tema da aula e explique como a metodologia da Gamificação será utilizada: a proposta é que os estudantes criem 8 perguntas e 8 respostas sobre o tema, que serão inseridas nas 16 cartas presentes no jogo. A ideia é que os grupos troquem seus conjuntos de cartas para poderem começar o jogo. O professor pode indicar alguns problemas contendo divisões de frações, ou divisões de números decimais presentes na plataforma AprendiZAP, e solicitar que cada grupo responda um conjunto de problemas.

  2. Etapa 2 - Explicação do tema

    Explique o conceito de divisão de números racionais e suas propriedades operatórias. Em seguida, apresente na lousa um problema sobre o tema, e incentive toda a turma solucionar a questão. Com isso, os estudantes terão um exemplo de como solucionar os problemas envolvendo divisão de números racionais.

  3. Etapa 3 - Solução de problemas

    Distribua para cada grupo 3 problemas contendo divisão de números racionais e peça que os estudantes solucionem. Em seguida, peça que registrem nas cartas que contenham o sinal de interrogação (?) os problemas apresentados, e nas cartas de exclamação (!), as respostas para tais problemas.

  4. Etapa 4 - Criação de perguntas e respostas

    Incentive os grupos a criarem outros 5 problemas do mesmo tema, e suas respectivas as respostas. Feito isso, peça que preencham as cartas do jogo que faltam ser completadas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir sobre as dificuldades encontradas na criação e resolução dos exercícios, e como as cartas criadas podem ajudar a superá-las.

  6. Etapa 6 - Troca de cartas entre os grupos

    Cada grupo irá trocar suas cartas para terem contato com as criações de outros colegas, e poderem jogar. Os integrantes de cada grupo podem se juntar para identificar os problemas, solucionar e encontrar a carta de resposta para cada pergunta correspondente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá incentivar os estudantes a compartilhar suas experiências sobre a proposta, entendendo se a metodologia de Gamificação contribuiu para a aprendizagem da turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e utilizar a divisão de números racionais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos.
  • Promover a interação e a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação dos jogos.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados obtidos.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos.
  • Orientar os alunos na resolução dos exercícios propostos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação dos jogos.
  • Resolver os exercícios propostos em grupo.
  • Apresentar os resultados obtidos de forma clara e objetiva.