Aula sobre Divisao De Numeros Racionais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A divisão de números racionais é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam e utilizem a multiplicação e a divisão de números racionais, além de entender a relação entre elas e suas propriedades operatórias. A metodologia utilizada nesta aula será a Gamificação, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando a aula mais envolvente e didática. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos, como a divisão de uma pizza entre amigos ou a divisão de dinheiro entre pessoas em uma viagem.
Etapa 1 - Introdução
Divida a turma em grupos de 4 estudantes. Apresente o tema da aula e explique como a metodologia da Gamificação será utilizada: a proposta é que os estudantes criem 8 perguntas e 8 respostas sobre o tema, que serão inseridas nas 16 cartas presentes no jogo. A ideia é que os grupos troquem seus conjuntos de cartas para poderem começar o jogo. O professor pode indicar alguns problemas contendo divisões de frações, ou divisões de números decimais presentes na plataforma AprendiZAP, e solicitar que cada grupo responda um conjunto de problemas.Etapa 2 - Explicação do tema
Explique o conceito de divisão de números racionais e suas propriedades operatórias. Em seguida, apresente na lousa um problema sobre o tema, e incentive toda a turma solucionar a questão. Com isso, os estudantes terão um exemplo de como solucionar os problemas envolvendo divisão de números racionais.Etapa 3 - Solução de problemas
Distribua para cada grupo 3 problemas contendo divisão de números racionais e peça que os estudantes solucionem. Em seguida, peça que registrem nas cartas que contenham o sinal de interrogação (?) os problemas apresentados, e nas cartas de exclamação (!), as respostas para tais problemas.Etapa 4 - Criação de perguntas e respostas
Incentive os grupos a criarem outros 5 problemas do mesmo tema, e suas respectivas as respostas. Feito isso, peça que preencham as cartas do jogo que faltam ser completadas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos irão discutir sobre as dificuldades encontradas na criação e resolução dos exercícios, e como as cartas criadas podem ajudar a superá-las.Etapa 6 - Troca de cartas entre os grupos
Cada grupo irá trocar suas cartas para terem contato com as criações de outros colegas, e poderem jogar. Os integrantes de cada grupo podem se juntar para identificar os problemas, solucionar e encontrar a carta de resposta para cada pergunta correspondente.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá incentivar os estudantes a compartilhar suas experiências sobre a proposta, entendendo se a metodologia de Gamificação contribuiu para a aprendizagem da turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e utilizar a divisão de números racionais.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos.
- Promover a interação e a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação dos jogos.
- Resolução correta dos exercícios propostos.
- Apresentação clara e objetiva dos resultados obtidos.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos.
- Orientar os alunos na resolução dos exercícios propostos.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação dos jogos.
- Resolver os exercícios propostos em grupo.
- Apresentar os resultados obtidos de forma clara e objetiva.