Aula sobre Divisao Em Partes Desiguais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A divisão em partes desiguais é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do cotidiano, como na divisão de alimentos, dinheiro, tempo, entre outros. É importante que os alunos compreendam que a divisão em partes desiguais pode ser feita de diferentes maneiras, utilizando relações aditivas e multiplicativas, e que a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo é fundamental para a resolução de problemas. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um diário de bordo, onde irão registrar o processo de resolução de problemas envolvendo a divisão em partes desiguais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da divisão em partes desiguais na Matemática e no cotidiano dos alunos. Mostre exemplos práticos e didáticos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receber as orientações para a criação do diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo deve escolher um problema envolvendo a divisão em partes desiguais e registrá-lo no diário de bordo. O problema deve ser desafiador e envolver relações aditivas e multiplicativas.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem discutir e registrar no diário de bordo as diferentes alternativas para a resolução do problema escolhido. Incentive-os a pensar em diferentes estratégias e soluções.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa para a resolução do problema e registrá-la no diário de bordo. Incentive-os a explicar o raciocínio utilizado e a justificar a escolha da solução.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução encontrada. Incentive-os a compartilhar as diferentes estratégias utilizadas e a discutir as soluções apresentadas pelos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, incentivando os alunos a compartilhar suas impressões e aprendizados. Destaque os principais conceitos trabalhados na aula e a importância da colaboração e do trabalho em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo a divisão em partes desiguais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pensar em diferentes estratégias para a resolução de problemas.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em escolher um problema desafiador e relevante para a resolução.
  • Qualidade das alternativas geradas pelos grupos.
  • Coerência e clareza na explicação da solução encontrada.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos e didáticos.
  • Orientar a formação dos grupos e a criação do diário de bordo.
  • Estimular a discussão e a reflexão dos alunos durante a atividade.
  • Conduzir a reflexão final sobre a aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Escolher um problema desafiador e relevante para a resolução.
  • Discutir e registrar no diário de bordo as diferentes alternativas para a resolução do problema.
  • Escolher a melhor alternativa para a resolução do problema e registrá-la no diário de bordo.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma e compartilhar as diferentes estratégias utilizadas.
  • Participar ativamente da atividade e colaborar com o grupo.