Aula sobre Divisao Em Partes Desiguais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A divisão em partes desiguais é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico. Além disso, é um tema que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na divisão de alimentos, dinheiro, tempo, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que irá permitir que os alunos desenvolvam suas habilidades de forma criativa e colaborativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da divisão em partes desiguais na Matemática e no cotidiano. Em seguida, mostre exemplos práticos de situações em que a divisão em partes desiguais é utilizada.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem trabalhar em grupos para entender o problema proposto. Apresente um problema que envolva a divisão em partes desiguais e os alunos deverão discutir em grupo para entender o problema e identificar as informações importantes.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem trabalhar em grupos para esboçar possíveis soluções para o problema proposto. Eles devem discutir em grupo e desenhar possíveis soluções para o problema.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem trabalhar em grupos para decidir qual é a melhor solução para o problema proposto. Eles devem discutir em grupo e escolher a melhor solução para o problema.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos devem trabalhar em grupos para prototipar a solução escolhida. Eles devem criar um modelo da solução escolhida e apresentar para a turma.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos devem testar a solução criada pelos outros grupos e dar feedbacks. Eles devem avaliar as soluções criadas pelos outros grupos e dar feedbacks construtivos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula e reforce a importância da divisão em partes desiguais na Matemática e no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver as habilidades dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade de entender e resolver problemas que envolvam a divisão em partes desiguais.
  • Habilidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Criatividade na criação de soluções para os problemas propostos.
  • Capacidade de dar feedbacks construtivos para os outros grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da divisão em partes desiguais.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Dar feedbacks construtivos para os grupos.
  • Fazer uma conclusão da aula e reforçar a importância da divisão em partes desiguais na Matemática e no cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Entender e resolver problemas que envolvam a divisão em partes desiguais.
  • Criar soluções criativas para os problemas propostos.
  • Dar feedbacks construtivos para os outros grupos.