Aula sobre Divisao Em Partes Desiguais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A divisão em partes desiguais é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como na divisão de alimentos, dinheiro, tempo, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos das pessoas envolvidas na situação-problema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da divisão em partes desiguais na vida cotidiana. Em seguida, proponha uma situação-problema para os alunos resolverem em grupo.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos das pessoas envolvidas na situação-problema proposta por você. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Identificação das partes desiguais

    Com base no mapa de empatia, os alunos devem identificar as partes desiguais da situação-problema e discutir em grupo como resolver o problema.

  4. Etapa 4 - Resolução do problema

    Os alunos devem resolver o problema proposto por você em grupo, utilizando as relações aditivas e multiplicativas e a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar a solução encontrada para o problema proposto por você e discutir as diferentes estratégias utilizadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a aprendizagem

    Conduza uma reflexão sobre a aprendizagem dos alunos, destacando as principais dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para resolver o problema.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, na qual eles deverão aplicar os conceitos aprendidos em uma situação-problema semelhante.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de compreender as necessidades e desejos das pessoas envolvidas em uma situação-problema.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar as partes desiguais da situação-problema.
  • Habilidade dos alunos em utilizar as relações aditivas e multiplicativas e a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo para resolver o problema.
  • Criatividade e colaboração dos alunos na resolução do problema.
  • Capacidade dos alunos em compreender as necessidades e desejos das pessoas envolvidas na situação-problema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da divisão em partes desiguais na vida cotidiana.
  • Propor uma situação-problema para os alunos resolverem em grupo.
  • Conduzir a criação do mapa de empatia pelos alunos.
  • Auxiliar os alunos na identificação das partes desiguais da situação-problema e na resolução do problema.
  • Conduzir a reflexão sobre a aprendizagem dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos das pessoas envolvidas na situação-problema.
  • Identificar as partes desiguais da situação-problema e discutir em grupo como resolver o problema.
  • Resolver o problema proposto pelo professor em grupo, utilizando as relações aditivas e multiplicativas e a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
  • Apresentar a solução encontrada para o problema proposto pelo professor e discutir as diferentes estratégias utilizadas.
  • Participar da reflexão sobre a aprendizagem, destacando as principais dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para resolver o problema.