Aula sobre Divisao Em Partes Desiguais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A divisão em partes desiguais é um conceito matemático importante que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na divisão de alimentos entre amigos, na distribuição de dinheiro entre familiares ou na partilha de brinquedos entre irmãos. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da divisão em partes desiguais no cotidiano. Em seguida, mostre exemplos práticos de situações em que a divisão em partes desiguais é utilizada.Etapa 2 - Explicação do jogo
Explique a metodologia ativa Gamificação e como os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema. Explique que o jogo deve ter 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações.Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas
Os alunos devem criar as cartas de perguntas sobre o tema. Oriente-os a elaborar perguntas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.Etapa 4 - Criação das cartas de afirmações
Os alunos devem criar as cartas de afirmações sobre o tema. Oriente\-os a elaborar afirmações que estejam relacionadas às perguntas criadas anteriormente.Etapa 5 - Montagem do jogo
Os alunos devem montar o jogo com as cartas de perguntas e afirmações criadas por eles. Oriente-os a organizar as cartas de forma que as perguntas e afirmações estejam intercaladas.Etapa 6 - Jogar o jogo
Os alunos devem jogar o jogo criado por eles em duplas ou em grupos. Oriente\-os a ler as perguntas e afirmações em voz alta e a responder corretamente às perguntas.Etapa 7 - Discussão em grupo
Ao final do jogo, promova uma discussão em grupo sobre as perguntas e afirmações do jogo. Será uma oportunidade para os alunos tirarem dúvidas e consolidarem o aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
- Promover a interação e a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos alunos.
- Desempenho dos alunos durante o jogo.
Ações do professor
- Explicar o tema da aula e sua importância no cotidiano.
- Orientar os alunos na criação das cartas de perguntas e afirmações.
- Promover a interação e a participação ativa dos alunos durante a aula.
Ações do aluno
- Criar as cartas de perguntas e afirmações sobre o tema.
- Montar o jogo com as cartas criadas.
- Jogar o jogo e responder corretamente as perguntas.