Aula sobre Divisao Em Partes Desiguais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A divisão em partes desiguais é um conceito matemático importante que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na divisão de alimentos entre amigos, na distribuição de dinheiro entre familiares ou na partilha de brinquedos entre irmãos. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar. Em seguida, os alunos devem ser divididos em três grupos e cada grupo deve ir para uma estação diferente.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Problemas de partilha

    Nesta estação, os alunos devem resolver problemas de partilha em que a quantidade a ser dividida não é igual. Disponibilize cartões com problemas diferentes para cada grupo e os alunos devem trabalhar em conjunto para encontrar a solução.

    Exemplo de problema: "João tem 12 balas e quer dividir com seu amigo Pedro. João quer ficar com 2/3 das balas. Quantas balas cada um irá receber?"


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Razão entre as partes

    Nesta estação, os alunos devem trabalhar com a razão entre as partes. Disponibilize cartões com problemas diferentes para cada grupo e os alunos devem trabalhar em conjunto para encontrar a solução.

    Exemplo de problema: "Uma pizza foi dividida em 8 pedaços. João comeu 3 pedaços e Maria comeu 5 pedaços. Qual é a razão entre a quantidade de pedaços que João comeu e a quantidade total de pedaços?"


  4. Etapa 4 - Estação 3 - Elaboração de problemas

    Nesta estação, os alunos devem elaborar seus próprios problemas de partilha em que a quantidade a ser dividida não é igual. Disponibilize uma folha com instruções e os alunos devem trabalhar em conjunto para criar os problemas.

  5. Etapa 5 - Socialização dos problemas

    Cada grupo deve apresentar os problemas que criou para a turma e os demais grupos devem resolvê-los.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas de partilha em que a quantidade a ser dividida não é igual.
  • Habilidade dos alunos em trabalhar com a razão entre as partes.
  • Criatividade dos alunos na elaboração de problemas de partilha em que a quantidade a ser dividida não é igual.
  • Participação e cooperação dos alunos durante a realização das atividades.
  • Compreensão dos conceitos trabalhados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia Rotação por estações irá funcionar.
  • Disponibilizar cartões com problemas diferentes para cada grupo em cada estação.
  • Orientar os alunos na elaboração dos problemas na estação 3.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos pelos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a realização das atividades.

Ações do aluno

  • Resolver problemas de partilha em que a quantidade a ser dividida não é igual.
  • Trabalhar com a razão entre as partes.
  • Elaborar problemas de partilha em que a quantidade a ser dividida não é igual.
  • Participar e cooperar com os demais membros do grupo durante a realização das atividades.
  • Compreender os conceitos trabalhados na aula.