Aula sobre Divisao Em Partes Desiguais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A divisão em partes desiguais é um conceito matemático importante que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na divisão de alimentos entre amigos, na distribuição de dinheiro entre familiares ou na partilha de brinquedos entre irmãos. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize-o com exemplos práticos do cotidiano dos alunos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre a divisão em partes desiguais e responder a algumas questões sobre o tema. O vídeo pode ser encontrado em plataformas online ou criado por você.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e discutir as questões respondidas no estudo prévio. Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo. Os alunos devem resolver os problemas em grupo.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs e discutir as respostas. Avalie a participação dos alunos e tire dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar sua própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Resolução correta dos problemas apresentados pelo professor.
  • Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o tema.
  • Discutir as questões respondidas no estudo prévio em grupo.
  • Resolver os problemas apresentados pelo professor em grupo.