Aula sobre Divisibilidade De Um Numero

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A divisibilidade de um número é um conceito fundamental da Matemática que permite entender como os números se relacionam entre si. É possível encontrar exemplos de divisibilidade em diversas situações cotidianas, como na hora de dividir uma pizza entre amigos ou na hora de organizar uma fila de pessoas em grupos iguais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre divisibilidade e seus conceitos fundamentais, como múltiplos e divisores, por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Eles irão trabalhar em grupo para criar um diário de bordo, onde irão registrar os problemas, alternativas e soluções encontradas durante a aula.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que é divisibilidade e seus conceitos fundamentais, como múltiplos e divisores. Ele também irá contextualizar o tema, mostrando exemplos práticos de como a divisibilidade pode ser aplicada no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um líder, que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo irá escolher um problema relacionado à divisibilidade para resolver em conjunto. Sugira um problema para que os alunos trabalhem com ele.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos irão discutir e gerar alternativas para resolver o problema escolhido. Eles podem usar recursos como livros didáticos, calculadoras e a internet para ajudá-los na resolução do problema.

  5. Etapa 5 - Solução do problema

    Os grupos irão apresentar suas soluções para o problema escolhido. Oriente e auxilie os alunos a entender melhor os conceitos de divisibilidade, múltiplos e divisores.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles irão registrar o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução encontrada.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução encontrada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em registrar e apresentar suas soluções de forma clara e organizada.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver o problema escolhido.
  • Clareza e organização na apresentação das soluções encontradas.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do problema a ser resolvido.
  • Auxiliar os alunos na geração de alternativas e na solução do problema.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Escolher um problema relacionado à divisibilidade para resolver em grupo.
  • Gerar alternativas para resolver o problema escolhido.
  • Registrar as soluções encontradas em um diário de bordo.