Aula sobre Divisibilidade De Um Numero

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A divisibilidade de um número é um conceito fundamental da Matemática que permite entender como os números se relacionam entre si. É possível aplicar esse conceito em diversas situações cotidianas, como na divisão de alimentos entre pessoas, na distribuição de tarefas em um grupo, na organização de objetos em caixas, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre divisibilidade de um número e suas propriedades, por meio da metodologia ativa Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Ensino Híbrido será aplicada. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Propriedades da divisibilidade

    Apresente as propriedades da divisibilidade. Os alunos irão discutir em grupos como essas propriedades podem ser aplicadas em situações cotidianas.

  3. Etapa 3 - Divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10

    Apresente as regras de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10. Os alunos irão resolver exercícios em grupos para fixar o conteúdo.

  4. Etapa 4 - Máximo divisor comum

    Apresente o conceito de máximo divisor comum e como ele pode ser encontrado por meio da decomposição em fatores primos. Os alunos irão resolver exercícios em grupos para fixar o conteúdo.

  5. Etapa 5 - Mínimo múltiplo comum

    Apresente o conceito de mínimo múltiplo comum e como ele pode ser encontrado por meio da decomposição em fatores primos. Os alunos irão resolver exercícios em grupos para fixar o conteúdo.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos podem ser convidados a pesquisar outras situações em que a notação científica é utilizada e criar exemplos para compartilhar com a turma na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
  • Estimular a colaboração e a troca de ideias entre os alunos, por meio do trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em registrar e refletir sobre o próprio processo de aprendizagem, por meio do template de registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Preenchimento adequado do template de registro de aprendizagem.
  • Compreensão das propriedades da divisibilidade, do máximo divisor comum e do mínimo múltiplo comum.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia Ensino Híbrido será aplicada.
  • Apresentar as propriedades da divisibilidade, as regras de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10, o conceito de máximo divisor comum e o conceito de mínimo múltiplo comum.
  • Propor exercícios em grupo para fixar o conteúdo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Orientar os alunos no preenchimento do template de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Resolver corretamente os exercícios propostos.
  • Preencher adequadamente o template de registro de aprendizagem.
  • Refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.