Aula sobre Divisibilidade De Um Numero

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A divisibilidade de um número é um conceito fundamental da Matemática que permite entender como os números se relacionam entre si. É importante que os alunos compreendam que um número é divisível por outro quando a divisão é exata, ou seja, não há resto. Esse conceito é aplicado em diversas situações cotidianas, como na divisão de alimentos entre pessoas, na distribuição de tarefas em grupos, entre outras. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam compreender melhor o conceito de divisibilidade e suas aplicações.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o conceito de divisibilidade. Serão apresentados exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um tema relacionado à divisibilidade para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Por exemplo, se o tema escolhido for "divisibilidade por 2", o problema pode ser "como explicar a divisibilidade por 2 para uma pessoa que não sabe nada sobre Matemática?".

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas para coletar informações sobre o problema identificado. Os alunos podem utilizar recursos digitais para realizar as pesquisas, mas também pode ser disponibilizado textos impressos, livros ou outros materiais de apoio.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nas informações coletadas, os grupos deverão analisar o contexto do problema e identificar as possíveis causas e soluções.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão discutir e refletir sobre as informações e o contexto em busca de encontrar uma solução que caiba para o problema.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo deverá apresentar uma solução para o problema identificado. Os alunos podem criar infográficos para disseminar a informação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar soluções para problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Criatividade na apresentação dos resultados.
  • Compreensão do conceito de divisibilidade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o conceito de divisibilidade.
  • Orientar os alunos na formação dos grupos e na escolha dos temas.
  • Auxiliar os grupos na realização das pesquisas e entrevistas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na apresentação dos resultados.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais.
  • Trabalhar em grupo na identificação do problema e na apresentação das soluções.
  • Criar infográficos para disseminar a informação.
  • Apresentar os resultados de forma clara e criativa.