Aula sobre Divisibilidade De Um Numero
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A divisibilidade de um número é um conceito fundamental da Matemática que permite entender como os números se relacionam entre si. É importante que os alunos compreendam que um número é divisível por outro quando a divisão é exata, ou seja, não há resto. Esse conceito é aplicado em diversas situações cotidianas, como na divisão de alimentos entre pessoas, na distribuição de tarefas em grupos, entre outras. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para que os alunos possam compreender melhor o conceito de divisibilidade e suas aplicações.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique o conceito de divisibilidade. Serão apresentados exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um tema relacionado à divisibilidade para trabalhar.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Por exemplo, se o tema escolhido for "divisibilidade por 2", o problema pode ser "como explicar a divisibilidade por 2 para uma pessoa que não sabe nada sobre Matemática?".Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos deverão realizar pesquisas para coletar informações sobre o problema identificado. Os alunos podem utilizar recursos digitais para realizar as pesquisas, mas também pode ser disponibilizado textos impressos, livros ou outros materiais de apoio.Etapa 5 - Análise do contexto
Com base nas informações coletadas, os grupos deverão analisar o contexto do problema e identificar as possíveis causas e soluções.Etapa 6 - Comparação
Os grupos deverão discutir e refletir sobre as informações e o contexto em busca de encontrar uma solução que caiba para o problema.Etapa 7 - Soluções
Cada grupo deverá apresentar uma solução para o problema identificado. Os alunos podem criar infográficos para disseminar a informação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo.
- Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar soluções para problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
- Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
- Criatividade na apresentação dos resultados.
- Compreensão do conceito de divisibilidade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar o conceito de divisibilidade.
- Orientar os alunos na formação dos grupos e na escolha dos temas.
- Auxiliar os grupos na realização das pesquisas e entrevistas.
- Estimular a criatividade dos alunos na apresentação dos resultados.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais.
- Trabalhar em grupo na identificação do problema e na apresentação das soluções.
- Criar infográficos para disseminar a informação.
- Apresentar os resultados de forma clara e criativa.