Aula sobre Divisibilidade De Um Numero

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A divisibilidade de um número é um conceito fundamental na Matemática e está presente em diversas situações do cotidiano, como na divisão de alimentos entre pessoas, na distribuição de tarefas em grupos, na organização de filas, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre divisores e múltiplos de um número, e como utilizá-los para resolver problemas. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos irão trabalhar em grupos em diferentes atividades relacionadas ao tema.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da divisibilidade de um número. Em seguida, proponha uma atividade em que os alunos deverão identificar divisores e múltiplos de um número escolhido pelo professor.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Jogo dos divisores

    Os alunos irão jogar um jogo em que deverão identificar os divisores de um número e marcar pontos. O jogo pode ser feito em grupos ou individualmente. Procure jogos que possam ser linkados com esse tema e disponibilize para os alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Múltiplos em sequência

    Os alunos irão trabalhar em grupos para identificar os múltiplos de um número em sequência. Proponha diferentes números para cada grupo.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Problemas com divisores e múltiplos

    Os alunos irão resolver problemas que envolvem divisores e múltiplos de um número. Proponha diferentes problemas para cada grupo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas e compartilhar suas respostas. Medie a discussão e esclareça dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e proponha uma atividade para casa em que os alunos deverão identificar divisores e múltiplos de um número escolhido por eles.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Peça para que os alunos tragam suas percepções em relação à aula e as atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar divisores e múltiplos de um número.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de divisores e múltiplos de um número.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Participação e cooperação nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Propor atividades desafiadoras e adequadas ao nível dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Cooperar com os colegas de grupo.
  • Identificar corretamente divisores e múltiplos de um número.