Aula sobre Divisibilidade De Um Numero

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A divisibilidade de um número é um conceito fundamental da Matemática que permite entender como os números se relacionam entre si. É possível encontrar exemplos de divisibilidade em diversas situações cotidianas, como na hora de dividir uma pizza entre amigos ou na hora de organizar uma fila de pessoas em grupos iguais. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre divisibilidade e seus conceitos fundamentais, como múltiplos e divisores, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique os conceitos fundamentais de divisibilidade, múltiplos e divisores. Também contextualize o tema com exemplos práticos e cotidianos.

  2. Etapa 2 - Vídeo-aula

    Os alunos irão assistir a uma vídeo-aula sobre divisibilidade, múltiplos e divisores. Disponibilize o vídeo previamente para que os alunos possam assistir em casa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos e discutir sobre o tema da aula. Eles irão elaborar perguntas e dúvidas sobre o assunto para serem discutidas em sala de aula.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Os alunos irão resolver problemas sobre divisibilidade, múltiplos e divisores em grupos. O professor irá disponibilizar uma lista de problemas para que os alunos possam escolher e resolver em grupo.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal para avaliar a atividade. Eles irão compartilhar suas avaliações com o professor e com os colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as avaliações da atividade e sobre as dúvidas e perguntas que surgiram durante a resolução dos problemas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os conceitos fundamentais de divisibilidade, múltiplos e divisores.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas com números naturais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliação da atividade.

Ações do professor

  • Disponibilizar o vídeo-aula previamente para que os alunos possam assistir em casa.
  • Disponibilizar uma lista de problemas para que os alunos possam escolher e resolver em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula previamente.
  • Resolver problemas sobre divisibilidade, múltiplos e divisores em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.