Aula sobre Divisoes Basicas De Uma Celula

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


As células são as unidades básicas da vida, responsáveis por todas as funções dos seres vivos. Elas são responsáveis por manter o organismo vivo, realizar a troca de nutrientes e gases, além de serem responsáveis pela reprodução. Nesta aula, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada para que os alunos aprendam sobre as divisões básicas de uma célula. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, a fim de que os alunos possam compreender sua importância e aplicação no cotidiano.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e da metodologia

    Apresente o tema "Divisões básicas de uma célula" e explique a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas. Apresente a ideia de que os alunos irão criar um diário de bordo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Geração de Problemas

    Divida a turma em grupos e peça para que eles criem um problema relacionado ao tema. O problema deve ser desafiador e estimular a criatividade dos alunos.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Peça para que os grupos criem alternativas para solucionar o problema proposto na etapa anterior. Eles podem utilizar materiais didáticos, livros, internet ou outros recursos disponíveis na escola.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão apresentar suas soluções para o problema proposto e discutir as alternativas apresentadas pelos demais grupos. Faça intervenções quando necessário.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os grupos deverão criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deverá ser criado em grupo e será avaliado pelo professor.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma. Avalie a apresentação e dar feedbacks.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais conceitos abordados e como eles estão relacionados com o cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Utilizar uma metodologia ativa para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelos grupos.
  • Apresentação clara e objetiva dos conceitos abordados.
  • Coerência entre as soluções propostas e o problema apresentado.
  • Colaboração e trabalho em grupo dos alunos.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
  • Orientar os grupos durante as etapas de Geração de Alternativas e Solução.
  • Fazer intervenções quando necessário.
  • Avaliar os diários de bordo produzidos pelos grupos.
  • Fazer feedbacks para os grupos durante a apresentação dos diários de bordo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Utilizar recursos disponíveis para gerar soluções para o problema proposto.
  • Criar um diário de bordo de qualidade com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.