Aula sobre Divisoes Basicas De Uma Celula

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O estudo das células é fundamental para entender como os seres vivos funcionam. As células são as unidades básicas da vida e são responsáveis por realizar diversas funções em nosso organismo. Nesta aula, serão exploradas as divisões básicas de uma célula, suas estruturas e funções. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos trabalharão em grupo para criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Dessa forma, os estudantes terão uma participação mais ativa e poderão desenvolver melhor sua capacidade de explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça no início da aula uma breve apresentação sobre o tema, contextualizando-o para a realidade dos alunos. Em seguida, apresente um vídeo sobre as células, mostrando suas estruturas e funções básicas.

  2. Etapa 2 - Divisões básicas de uma célula

    Organize os alunos em grupos e lhes forneça uma folha com uma célula para observar. Em seguida, deverão identificar as principais divisões da célula e as funções de cada estrutura. Circule pela sala para ajudar e tirar dúvidas dos alunos.

  3. Etapa 3 - Diário de bordo - Problema

    Os alunos deverão criar em grupo um problema relacionado às células, levando em consideração as divisões básicas da célula. Oriente os alunos na escolha do problema e irá ajudá-los a pensar em soluções.

  4. Etapa 4 - Diário de bordo - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão pensar em alternativas para resolver o problema escolhido. Auxilie os alunos a pensar em soluções criativas e relevantes.

  5. Etapa 5 - Diário de bordo - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e elaborar uma solução para o problema. Ajude os alunos a pensar em como aplicar a solução na realidade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma. Avalie a participação dos alunos e a qualidade das soluções apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando as principais aprendizagens e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos;
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas em grupo;
  • Utilizar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante toda a aula;
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo;
  • Soluções criativas e relevantes para o problema apresentado;
  • Habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos;
  • Clareza e organização na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do problema e na geração de alternativas;
  • Auxiliar os alunos a pensar em soluções criativas e relevantes;
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das soluções apresentadas;
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas em grupo;
  • Concluir a aula destacando as principais aprendizagens e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.

Ações do aluno

  • Observar e identificar as principais divisões da célula e as funções de cada estrutura;
  • Criar um problema relacionado às células, levando em consideração as divisões básicas da célula;
  • Pensar em alternativas para resolver o problema escolhido;
  • Escolher a melhor alternativa e elaborar uma solução para o problema;
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.