Aula sobre Divisoes Basicas De Uma Celula
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O estudo das células é fundamental para entender como os seres vivos funcionam. As células são as unidades básicas da vida e são responsáveis por realizar diversas funções em nosso organismo. Nesta aula, serão exploradas as divisões básicas de uma célula, suas estruturas e funções. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos trabalharão em grupo para criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Dessa forma, os estudantes terão uma participação mais ativa e poderão desenvolver melhor sua capacidade de explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Aprendizagem Baseada em Projetos
Etapa 1 - Introdução
Faça no início da aula uma breve apresentação sobre o tema, contextualizando-o para a realidade dos alunos. Em seguida, apresente um vídeo sobre as células, mostrando suas estruturas e funções básicas.Etapa 2 - Divisões básicas de uma célula
Organize os alunos em grupos e lhes forneça uma folha com uma célula para observar. Em seguida, deverão identificar as principais divisões da célula e as funções de cada estrutura. Circule pela sala para ajudar e tirar dúvidas dos alunos.Etapa 3 - Diário de bordo - Problema
Os alunos deverão criar em grupo um problema relacionado às células, levando em consideração as divisões básicas da célula. Oriente os alunos na escolha do problema e irá ajudá-los a pensar em soluções.Etapa 4 - Diário de bordo - Geração de Alternativas
Os grupos deverão pensar em alternativas para resolver o problema escolhido. Auxilie os alunos a pensar em soluções criativas e relevantes.Etapa 5 - Diário de bordo - Solução
Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e elaborar uma solução para o problema. Ajude os alunos a pensar em como aplicar a solução na realidade.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma. Avalie a participação dos alunos e a qualidade das soluções apresentadas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, destacando as principais aprendizagens e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos;
- Estimular a criatividade e a resolução de problemas em grupo;
- Utilizar a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante toda a aula;
- Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo;
- Soluções criativas e relevantes para o problema apresentado;
- Habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos;
- Clareza e organização na apresentação do diário de bordo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do problema e na geração de alternativas;
- Auxiliar os alunos a pensar em soluções criativas e relevantes;
- Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das soluções apresentadas;
- Estimular a criatividade e a resolução de problemas em grupo;
- Concluir a aula destacando as principais aprendizagens e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.
Ações do aluno
- Observar e identificar as principais divisões da célula e as funções de cada estrutura;
- Criar um problema relacionado às células, levando em consideração as divisões básicas da célula;
- Pensar em alternativas para resolver o problema escolhido;
- Escolher a melhor alternativa e elaborar uma solução para o problema;
- Apresentar o diário de bordo para a turma.