Aula sobre Divisoes Basicas De Uma Celula

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "Divisões básicas de uma célula" é fundamental para compreendermos os seres vivos. As células são as unidades estruturais e funcionais básicas de todos os organismos vivos, desde os unicelulares até os multicelulares. Durante esta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o assunto, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, serão apresentados exemplos práticos que ajudarão os alunos a compreender a organização básica das células e seu papel nos seres vivos.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos. Exiba vídeos e imagens para que os alunos possam visualizar melhor as células e suas estruturas básicas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Elaboração do mapa conceitual

    Os grupos terão 40 minutos para elaborar o mapa conceitual sobre as divisões básicas de uma célula, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seu mapa conceitual para a turma. Durante as apresentações, os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em plenária

    Após as apresentações, haverá uma discussão em plenária sobre o tema, com a participação de todos os alunos. Conduza a discussão e faça as considerações finais.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça um resumo da aula e reforçando os pontos principais levantados nas apresentações das ideias, reforçando a importância da compreensão das células e seu funcionamento..

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na elaboração do mapa conceitual.
  • Coerência e clareza na elaboração do mapa conceitual.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em plenária.
  • Capacidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos na elaboração do mapa conceitual.
  • Conduzir a discussão em plenária.
  • Fazer as considerações finais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e coerente.
  • Participar ativamente da discussão em plenária.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o tema.
  • Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.