Aula sobre Divisoes Basicas De Uma Celula
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O tema "Divisões básicas de uma célula" é fundamental para compreendermos os seres vivos. As células são as unidades estruturais e funcionais básicas de todos os organismos vivos, desde os unicelulares até os multicelulares. Durante esta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o assunto, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para isso, serão apresentados exemplos práticos que ajudarão os alunos a compreender a organização básica das células e seu papel nos seres vivos.
Aprendizagem Entre Pares
Etapa 1 - Introdução
Comece a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos. Exiba vídeos e imagens para que os alunos possam visualizar melhor as células e suas estruturas básicas.Etapa 2 - Formação dos grupos
Organize a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Elaboração do mapa conceitual
Os grupos terão 40 minutos para elaborar o mapa conceitual sobre as divisões básicas de uma célula, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os grupos.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seu mapa conceitual para a turma. Durante as apresentações, os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.Etapa 5 - Discussão em plenária
Após as apresentações, haverá uma discussão em plenária sobre o tema, com a participação de todos os alunos. Conduza a discussão e faça as considerações finais.Etapa 6 - Conclusão
Faça um resumo da aula e reforçando os pontos principais levantados nas apresentações das ideias, reforçando a importância da compreensão das células e seu funcionamento..
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na elaboração do mapa conceitual.
- Coerência e clareza na elaboração do mapa conceitual.
- Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa dos alunos na discussão em plenária.
- Capacidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Auxiliar os alunos na elaboração do mapa conceitual.
- Conduzir a discussão em plenária.
- Fazer as considerações finais.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da elaboração do mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e coerente.
- Participar ativamente da discussão em plenária.
- Tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o tema.
- Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.