Aula sobre Divisoes Basicas De Uma Celula

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, serão trabalhadas as divisões básicas de uma célula, sendo a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. As células são responsáveis por realizar diversas funções no nosso corpo, como a produção de energia, a síntese de proteínas e a defesa do organismo. É importante que os alunos compreendam a organização básica das células e o seu papel para entenderem como o nosso corpo funciona. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, onde poderão explorar o tema e seus subtópicos.

Cultura Maker


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância das células para o funcionamento do corpo humano. Faça uma breve explanação sobre as divisões básicas de uma célula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de até quatro pessoas, para poderem trabalhar juntos no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão se reunir e pensar em um problema relacionado às divisões básicas de uma célula. A partir deste problema, deverão gerar alternativas de solução, que serão registradas no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre as alternativas geradas e registrar as informações no diário de bordo. Disponibilize materiais de apoio, como livros e artigos científicos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão se reunir para discutir as informações pesquisadas e escolher a melhor solução para o problema apresentado. Será registrado o processo de escolha no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar a solução escolhida e o processo de escolha para a turma. Incentive a reflexão e o debate entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça o fechamento da aula, reforçando os principais pontos discutidos e valorizando o trabalho realizado pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo
  • Estimular a criatividade e a inovação
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes
  • Desenvolver a capacidade de apresentação oral e escrita
  • Compreender a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no trabalho em grupo
  • Qualidade do diário de bordo
  • Capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes
  • Qualidade da apresentação oral e escrita
  • Compreensão da organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das células para o funcionamento do corpo humano
  • Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa dos grupos
  • Estimular a reflexão e o debate entre os grupos
  • Valorizar o trabalho realizado pelos grupos
  • Fazer o fechamento da aula, reforçando os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para produzir o diário de bordo
  • Pensar em um problema relacionado às divisões básicas de uma célula e gerar alternativas de solução
  • Pesquisar sobre as alternativas geradas e registrar as informações no diário de bordo
  • Discutir em grupo as informações pesquisadas e escolher a melhor solução para o problema apresentado
  • Apresentar a solução escolhida e o processo de escolha para a turma.