Aula sobre Divisoes Basicas De Uma Celula

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, vamos abordar o tema "Divisões básicas de uma célula". As células são as unidades fundamentais dos seres vivos. Elas desempenham funções importantes em nosso corpo, como a produção de energia, a realização de processos metabólicos e a síntese de proteínas. As células também são responsáveis pela reprodução dos seres vivos. Para entender melhor o funcionamento das células, será utilizada nesta aula, a metodologia Design Sprint, que consiste em criar um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Dessa forma, os alunos poderão compreender melhor a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Faça uma introdução sobre as células, suas funções e a importância de estudá-las. Em seguida, divida a turma em grupos e dê cerca de 10 minutos para pesquisar e listar as principais características das células.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do que entendem sobre a célula, utilizando desenhos ou palavras-chave. Em seguida, os grupos deverão apresentar seus esboços e debater sobre as semelhanças e diferenças entre eles.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão escolher um esboço para ser desenvolvido em uma célula completa. Eles deverão decidir quais serão as partes da célula que irão representar e quais serão as funções dessas partes.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos irão criar um modelo tridimensional da célula utilizando materiais como argila, papel ou massinha de modelar. Durante a confecção do modelo, os alunos deverão explicar para os colegas a função de cada parte da célula.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus modelos para a turma e explicar as partes e funções da célula. Os colegas poderão fazer perguntas e comentários sobre o modelo apresentado.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma síntese dos principais conteúdos levantados para os alunos e comente sobre os pontos positivos e os pontos a serem melhorados de maneira construtiva para incentivá-los a conhecer mais sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • Estimular a pesquisa e a colaboração em grupo.
  • Promover a criatividade e a inovação por meio da metodologia Design Sprint.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da atividade.
  • Compreensão das funções das partes da célula.
  • Criatividade e originalidade na confecção do modelo tridimensional.
  • Clareza e objetividade na apresentação do modelo e das partes da célula.
  • Capacidade de responder perguntas dos colegas sobre o modelo apresentado.

Ações do professor

  • Apresentar uma introdução sobre as células e suas funções.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a pesquisa sobre as células.
  • Estimular a colaboração e a discussão entre os grupos.
  • Fornecer materiais para a confecção do modelo tridimensional.
  • Avaliar a participação dos alunos em todas as etapas da atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar as características das células.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um esboço da célula.
  • Escolher um esboço para ser desenvolvido em uma célula completa.
  • Criar um modelo tridimensional da célula e apresentá-lo para a turma.