Aula sobre Divisoes Basicas De Uma Celula

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as divisões básicas de uma célula e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Para contextualizar o assunto, leve exemplos práticos de células que os alunos possam conhecer, como as células da pele, células sanguíneas, células vegetais, entre outras. Destaque a importância do conhecimento sobre células para entendermos a saúde e o funcionamento do nosso corpo. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá permitir que os alunos criem um julgamento sobre o tema e seus subtópicos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus objetivos para os alunos. Dê aos alunos a oportunidade de expressar suas ideias pré-concebidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo terá um tempo para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. Disponibilize para os alunos materiais didáticos, como livros, textos e vídeos, para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Com base nas pesquisas realizadas, cada grupo irá preparar seus argumentos para o debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos para a banca julgadora, que irá avaliar a qualidade dos argumentos e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Os alunos terão um tempo para discutir e refletir sobre os argumentos apresentados. Ajude os alunos a organizarem suas ideias e faça a mediação da discussão entre eles.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula reforçando os objetivos e aprendizados da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa em equipe.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e defender suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a pesquisa, preparação dos argumentos e debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade da banca julgadora em avaliar os argumentos apresentados pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Disponibilizar materiais didáticos para auxiliar na pesquisa.
  • Moderar o debate.
  • Concluir a aula reforçando os objetivos e aprendizados da aula.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema e seus subtópicos.
  • Preparar os argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate e da discussão.
  • Avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Refletir sobre os objetivos e aprendizados da aula.