Aula sobre Divisoes Basicas De Uma Celula
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as divisões básicas de uma célula e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Para contextualizar o assunto, leve exemplos práticos de células que os alunos possam conhecer, como as células da pele, células sanguíneas, células vegetais, entre outras. Destaque a importância do conhecimento sobre células para entendermos a saúde e o funcionamento do nosso corpo. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá permitir que os alunos criem um julgamento sobre o tema e seus subtópicos.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e seus objetivos para os alunos. Dê aos alunos a oportunidade de expressar suas ideias pré-concebidas sobre o tema.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo terá um tempo para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. Disponibilize para os alunos materiais didáticos, como livros, textos e vídeos, para auxiliar na pesquisa.Etapa 4 - Preparação dos argumentos
Com base nas pesquisas realizadas, cada grupo irá preparar seus argumentos para o debate.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos para a banca julgadora, que irá avaliar a qualidade dos argumentos e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.Etapa 6 - Discussão
Os alunos terão um tempo para discutir e refletir sobre os argumentos apresentados. Ajude os alunos a organizarem suas ideias e faça a mediação da discussão entre eles.Etapa 7 - Conclusão
Faça a conclusão da aula reforçando os objetivos e aprendizados da aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
- Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa em equipe.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e defender suas ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a pesquisa, preparação dos argumentos e debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Capacidade da banca julgadora em avaliar os argumentos apresentados pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus objetivos.
- Dividir os alunos em grupos.
- Disponibilizar materiais didáticos para auxiliar na pesquisa.
- Moderar o debate.
- Concluir a aula reforçando os objetivos e aprendizados da aula.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o tema e seus subtópicos.
- Preparar os argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate e da discussão.
- Avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Refletir sobre os objetivos e aprendizados da aula.