Aula sobre Divisores E Multiplos De Um Numero

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Divisores e múltiplos são conceitos fundamentais da Matemática e estão presentes em diversas situações do cotidiano, como na divisão de tarefas, na organização de objetos em grupos e na resolução de problemas envolvendo quantidades. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre divisores e múltiplos de um número, e como esses conceitos podem ser aplicados em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que são divisores e múltiplos de um número e como esses conceitos podem ser aplicados em situações práticas. Serão apresentados exemplos de situações cotidianas que envolvem divisores e múltiplos.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão trabalhar em grupos para entender melhor o conceito de divisores e múltiplos. Cada grupo irá pesquisar e discutir sobre o tema, buscando exemplos práticos e situações cotidianas que envolvam divisores e múltiplos. Ao final da etapa, cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço de como resolver um problema envolvendo divisores e múltiplos. Cada grupo irá escolher um problema e irá criar um esboço de como resolvê-lo, utilizando os conceitos aprendidos na etapa anterior. Ao final da etapa, cada grupo irá apresentar seu esboço para a turma.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão decidir qual problema irão resolver em grupo. Cada grupo irá escolher um problema e irá decidir como resolvê-lo, utilizando os conceitos aprendidos nas etapas anteriores. Ao final da etapa, cada grupo irá apresentar sua decisão para a turma.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os alunos irão prototipar e testar a solução para o problema escolhido. Cada grupo irá criar um protótipo da solução e irá testá-lo, verificando se a solução está correta e se atende aos requisitos do problema. Ao final da etapa, cada grupo irá apresentar sua solução para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão e conclusão

    Conduza uma discussão com a turma sobre as soluções apresentadas pelos grupos, destacando os pontos positivos e negativos de cada uma. Ao final, realize uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Compartilhe uma lista com exercícios de diferentes níveis de complexidade para que os alunos possam resolver em casa, com base no que aprenderam durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo divisores e múltiplos de um número.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de divisores e múltiplos.
  • Capacidade de aplicar os conceitos em situações práticas.
  • Criatividade e colaboração na resolução dos problemas propostos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os conceitos de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as etapas do Design Sprint.
  • Conduzir a discussão e a conclusão da aula, além de compartilhar uma lista de exercícios de fixação.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para entender o conceito de divisores e múltiplos.
  • Criar um esboço de como resolver um problema envolvendo divisores e múltiplos.
  • Escolher um problema e criar uma solução utilizando os conceitos aprendidos.
  • Realizar os exercícios da lista compartilhada pelo professor.