Aula sobre Divisores E Multiplos De Um Numero

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Divisores e múltiplos são conceitos fundamentais da Matemática e estão presentes em diversas situações do cotidiano, como na divisão de tarefas, na organização de objetos em grupos e na resolução de problemas envolvendo quantidades. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre divisores e múltiplos de um número, e como esses conceitos podem ser aplicados em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique os conceitos de divisores e múltiplos de um número. Utilize exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza divisores e múltiplos em sua rotina (tal como um operador de uma empresa que precisa organizar diferentes produtos em grupos) e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia. O objetivo é que os alunos possam compartilhar suas percepções e ideias sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Compartilhe exemplos práticos de como os divisores e múltiplos de um número podem ser aplicados em situações cotidianas. Os alunos serão incentivados a pensar em outras situações em que esses conceitos podem ser úteis.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar situações-problema envolvendo divisores e múltiplos de um número. O objetivo é que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos de forma criativa e colaborativa.

  6. Etapa 6 - Apresentação das atividades

    Cada grupo irá apresentar sua situação-problema e como os divisores e múltiplos foram utilizados para resolvê-la. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a dar feedbacks construtivos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os conceitos aprendidos. Os alunos serão incentivados a refletir sobre como podem aplicar esses conceitos em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo divisores e múltiplos de um número.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa Design Thinking para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar os conceitos de divisores e múltiplos de um número em situações-problema.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade da apresentação das situações-problema e da resolução utilizando os conceitos aprendidos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Dar feedbacks construtivos para os alunos durante as apresentações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Apresentar as situações-problema de forma clara e criativa.
  • Criar o mapa de empatia.