Aula sobre Divisores E Multiplos De Um Numero

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Divisores e múltiplos são conceitos fundamentais da Matemática que estão presentes em diversas situações do cotidiano, como na divisão de tarefas, na organização de objetos em grupos e na resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema de divisores e múltiplos de um número, explicando os conceitos e dando exemplos práticos. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de respostas sobre o tema de divisores e múltiplos. Eles deverão pensar em perguntas e respostas que envolvam os conceitos de divisores e múltiplos, além de criar afirmações verdadeiras ou falsas sobre o tema. Importante que eles definam as regras do jogo e o esquema de recompensas também.

  3. Etapa 3 - Troca de jogos

    Os grupos irão trocar seus jogos com outros grupos para poderem jogar e testar seus conhecimentos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as perguntas e afirmações do jogo, tirar dúvidas e debater sobre os conceitos de divisores e múltiplos. Aproveite para mediar a discussão e apoiar nas dúvidas.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Proponha alguns problemas envolvendo divisores e múltiplos para que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos e desenvolver suas habilidades em resolver problemas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os grupos irão apresentar os resultados de seus jogos e discutir as estratégias utilizadas para criar as perguntas e afirmações. Aproveite este momento para avaliar os grupos e dar feedbacks coletivos.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, destacando os principais conceitos aprendidos e as habilidades desenvolvidas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo sobre o tema.
  • Promover a reflexão e o debate sobre os conceitos de divisores e múltiplos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo e na resolução dos problemas propostos.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de divisores e múltiplos na resolução dos problemas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na criação do jogo e na resolução dos problemas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo e da resolução dos problemas.
  • Colaborar com os colegas na criação das perguntas e afirmações.
  • Aplicar os conceitos de divisores e múltiplos na resolução dos problemas propostos.