Aula sobre Divisores E Multiplos De Um Numero
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique os conceitos de divisores e múltiplos de um número. Em seguida, apresente exemplos práticos de como esses conceitos podem ser aplicados no cotidiano.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre divisores e múltiplos de um número. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1 - Divisores
Nesta estação, os alunos irão resolver problemas relacionados a divisores de um número. Disponibilize cartões com números e os alunos deverão encontrar todos os divisores desses números.
Estação 2 - Múltiplos
Nesta estação, os alunos irão trabalhar com múltiplos de um número. Disponibilize cartões com números e os alunos deverão encontrar todos os múltiplos desses números.
Estação 3 - Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum
Nesta estação, os alunos irão trabalhar com o conceito de máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Disponibilize problemas para que os alunos possam resolver em grupo.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas respostas. Medie a discussão e esclareça dúvidas.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 5 - Aplicação prática
Os alunos irão aplicar os conceitos aprendidos em uma atividade prática, como a divisão de tarefas ou a organização de objetos em grupos. Acompanhe os alunos e apoie nas dúvidas.Etapa 6 - Socialização
Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma revisão dos conceitos aprendidos e ressalte a importância dos mesmos no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo.
- Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
- Aplicar a metodologia ativa Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em identificar divisores e múltiplos de um número.
- Habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.
- Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Mediar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
- Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Identificar divisores e múltiplos de um número.
- Resolver problemas envolvendo máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.