Aula sobre Divisores E Multiplos De Um Numero

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Divisores e múltiplos são conceitos fundamentais da Matemática que estão presentes em diversas situações do cotidiano, como na divisão de tarefas, na organização de objetos em grupos e na resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre divisores e múltiplos de um número, e como esses conceitos podem ser aplicados em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique os conceitos de divisores e múltiplos de um número. Em seguida, apresente exemplos práticos de como esses conceitos podem ser aplicados no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre divisores e múltiplos de um número. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Divisores

    Nesta estação, os alunos irão resolver problemas relacionados a divisores de um número. Disponibilize cartões com números e os alunos deverão encontrar todos os divisores desses números.

    Estação 2 - Múltiplos

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com múltiplos de um número. Disponibilize cartões com números e os alunos deverão encontrar todos os múltiplos desses números.

    Estação 3 - Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com o conceito de máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Disponibilize problemas para que os alunos possam resolver em grupo.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas respostas. Medie a discussão e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos irão aplicar os conceitos aprendidos em uma atividade prática, como a divisão de tarefas ou a organização de objetos em grupos. Acompanhe os alunos e apoie nas dúvidas.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão dos conceitos aprendidos e ressalte a importância dos mesmos no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.
  • Aplicar a metodologia ativa Rotação por estações para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar divisores e múltiplos de um número.
  • Habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Identificar divisores e múltiplos de um número.
  • Resolver problemas envolvendo máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.