Aula sobre Divisores E Multiplos De Um Numero

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Divisores e múltiplos são conceitos fundamentais da Matemática e estão presentes em diversas situações do cotidiano, como na divisão de tarefas, na organização de objetos em grupos e na resolução de problemas envolvendo quantidades. O objetivo é que os alunos aprendam sobre divisores e múltiplos de um número, e como esses conceitos podem ser aplicados em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Os alunos assistirão a uma videoaula sobre o tema, que será disponibilizada previamente por você. O vídeo irá apresentar exemplos práticos e exercícios para fixação do conteúdo. Peça aos alunos para fazerem suas anotações sobre a videoaula e resolverem os exercícios.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique os conceitos de divisores e múltiplos de um número. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre os conceitos apresentados na videoaula. Cada grupo deverá elaborar um exemplo prático para apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada grupo irá apresentar o exemplo prático elaborado para a turma. Auxilie na correção e explicação dos conceitos.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade e desenvolver o tema. Apoie na criação do modelo e tire dúvidas sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Aplicação do modelo

    Os alunos irão aplicar o modelo criado para avaliar a atividade e desenvolver o tema. Acompanhe os alunos, apoiando nas dúvidas que surgirem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão dos conceitos apresentados, destacando os principais pontos e a importância dos divisores e múltiplos de um número em situações práticas do dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Correção dos exemplos práticos elaborados pelos grupos.
  • Criação e aplicação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Realização da atividade pré-aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar os conceitos de divisores e múltiplos de um número.
  • Disponibilizar a videoaula para os alunos.
  • Auxiliar na correção e explicação dos conceitos apresentados pelos grupos.
  • Auxiliar na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer a revisão dos conceitos apresentados e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir a videoaula previamente.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Elaborar exemplos práticos para apresentar para a turma.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Aplicar o modelo criado para avaliar a atividade e desenvolver o tema.