Aula sobre Divisores E Multiplos De Um Numero
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Divisores e múltiplos são conceitos fundamentais da Matemática e estão presentes em diversas situações do cotidiano, como na divisão de tarefas, na organização de objetos em grupos e na resolução de problemas envolvendo quantidades. O objetivo é que os alunos aprendam sobre divisores e múltiplos de um número, e como esses conceitos podem ser aplicados em situações práticas.
Etapa 1 - Pré-aula
Os alunos assistirão a uma videoaula sobre o tema, que será disponibilizada previamente por você. O vídeo irá apresentar exemplos práticos e exercícios para fixação do conteúdo. Peça aos alunos para fazerem suas anotações sobre a videoaula e resolverem os exercícios.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e explique os conceitos de divisores e múltiplos de um número. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre os conceitos apresentados na videoaula. Cada grupo deverá elaborar um exemplo prático para apresentar para a turma.Etapa 4 - Apresentação dos exemplos
Cada grupo irá apresentar o exemplo prático elaborado para a turma. Auxilie na correção e explicação dos conceitos.Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade e desenvolver o tema. Apoie na criação do modelo e tire dúvidas sobre a atividade.Etapa 6 - Aplicação do modelo
Os alunos irão aplicar o modelo criado para avaliar a atividade e desenvolver o tema. Acompanhe os alunos, apoiando nas dúvidas que surgirem.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma revisão dos conceitos apresentados, destacando os principais pontos e a importância dos divisores e múltiplos de um número em situações práticas do dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Correção dos exemplos práticos elaborados pelos grupos.
- Criação e aplicação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Realização da atividade pré-aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar os conceitos de divisores e múltiplos de um número.
- Disponibilizar a videoaula para os alunos.
- Auxiliar na correção e explicação dos conceitos apresentados pelos grupos.
- Auxiliar na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer a revisão dos conceitos apresentados e tirar dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir a videoaula previamente.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Elaborar exemplos práticos para apresentar para a turma.
- Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Aplicar o modelo criado para avaliar a atividade e desenvolver o tema.