Aula sobre Divisores E Multiplos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Inicie a aula contextualizando os alunos que os números são uma parte importante da nossa vida cotidiana e, por isso, é fundamental que os alunos compreendam as relações entre eles. O objetivo dessa aula é que os alunos explorem os conceitos de divisores e múltiplos, fundamentais para a compreensão de outros tópicos de matemática, como frações e números primos. Além disso, é essencial que os alunos desenvolvam a habilidade em classificar números naturais em primos e compostos, além de estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que são divisores e múltiplos. Em seguida, faça uma breve revisão dos números naturais e suas propriedades.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente o seguinte problema para a turma: "Um fazendeiro tem 24 vacas e quer colocá-las em cercados com o mesmo número de vacas em cada um. Quantos cercados ele precisa fazer e quantas vacas ficarão em cada cercado?" Peça para que os alunos discutam em grupos, de 3 a 5 alunos, as possíveis soluções para o problema.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Nesse momento, os grupos apresentam suas soluções para o problema e discutem as diferentes abordagens utilizadas. O professor deve guiar a discussão, incentivando os alunos a explicarem suas estratégias e a compararem as soluções apresentadas.

  4. Etapa 4 - Solução

    Apresente a solução para o problema e discuta com os alunos os conceitos de divisores e múltiplos envolvidos na resolução. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a esclarecerem suas dúvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Divida os alunos novamente em grupos e entregue a eles uma lista de números naturais. Eles devem classificar cada número como primo ou composto e identificar seus divisores e múltiplos. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Os grupos devem apresentar suas listas para os demais, mostrando as estratégias utilizadas para classificar os números. Aproveite para guiar a discussão, incentivando os alunos a explicarem suas escolhas e a compararem as listas apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos. Esse é o momento para a correção, pelo professor, da lista e da correta explicação do problema para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de resolução de problemas;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Promover a compreensão dos conceitos de divisores e múltiplos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de classificar números naturais em primos e compostos;
  • Habilidade em estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”;
  • Competência em estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar os conceitos de divisores e múltiplos;
  • Guiar a discussão dos grupos durante a resolução do problema;
  • Auxiliar os alunos durante a aplicação da atividade.
  • Avaliar os alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo possíveis soluções para o problema apresentado;
  • Apresentar suas soluções e discutir as diferentes abordagens utilizadas;
  • Classificar números naturais em primos e compostos e identificar seus divisores e múltiplos.