Aula sobre Divisores E Multiplos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula citando que os números são uma parte importante da nossa vida e estão presentes em diversas situações do nosso dia a dia. Na matemática, os números são estudados e classificados de acordo com suas propriedades e relações. Falo que o objetivo da aula é aprender sobre divisores e múltiplos, que são conceitos fundamentais para entendermos as relações entre os números.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos

    Apresente o tema e explique como será a atividade. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e criação do jogo

    Os grupos terão um tempo para pesquisar sobre divisores e múltiplos e criar o jogo de tabuleiro.Cada grupo deverá criar um mapa de registro contendo os campos: ‘Nome do Jog’o, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor fina’l e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar na criação.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar o objetivo do jogo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas.

  4. Etapa 4 - Jogo em grupo

    Os alunos irão jogar em grupo os jogos criados pelos outros grupos. Nesse momento, auxilie os alunos na compreensão das regras e na resolução dos desafios.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o jogo, os alunos irão discutir em grupo sobre as relações entre os números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

  6. Etapa 6 - Registro das descobertas

    Cada grupo irá registrar as descobertas feitas durante a discussão em um papel ou cartolina ofertado pelo professor.

  7. Etapa 7 - Apresentação das descobertas

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Compreensão dos conceitos de divisores e múltiplos.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a atividade.
  • Auxiliar na criação dos jogos.
  • Estimular a discussão e a compreensão dos conceitos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e criar o jogo de tabuleiro.
  • Jogar e compreender os jogos criados pelos outros grupos.
  • Discutir e registrar as descobertas sobre os conceitos de divisores e múltiplos.