Aula sobre Divisores E Multiplos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Inicie a aula citando que os números são uma parte importante da nossa vida e estão presentes em diversas situações do nosso dia a dia. Na matemática, os números são estudados e classificados de acordo com suas propriedades e relações. Falo que o objetivo da aula é aprender sobre divisores e múltiplos, que são conceitos fundamentais para entendermos as relações entre os números.
Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos
Apresente o tema e explique como será a atividade. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Pesquisa e criação do jogo
Os grupos terão um tempo para pesquisar sobre divisores e múltiplos e criar o jogo de tabuleiro.Cada grupo deverá criar um mapa de registro contendo os campos: ‘Nome do Jog’o, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor fina’l e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar na criação.Etapa 3 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar o objetivo do jogo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas.Etapa 4 - Jogo em grupo
Os alunos irão jogar em grupo os jogos criados pelos outros grupos. Nesse momento, auxilie os alunos na compreensão das regras e na resolução dos desafios.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após o jogo, os alunos irão discutir em grupo sobre as relações entre os números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.Etapa 6 - Registro das descobertas
Cada grupo irá registrar as descobertas feitas durante a discussão em um papel ou cartolina ofertado pelo professor.Etapa 7 - Apresentação das descobertas
Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo.
- Compreensão dos conceitos de divisores e múltiplos.
Ações do professor
- Explicar o tema e a atividade.
- Auxiliar na criação dos jogos.
- Estimular a discussão e a compreensão dos conceitos.
Ações do aluno
- Pesquisar e criar o jogo de tabuleiro.
- Jogar e compreender os jogos criados pelos outros grupos.
- Discutir e registrar as descobertas sobre os conceitos de divisores e múltiplos.