Aula sobre Divisores E Multiplos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Fale para eles que os divisores e múltiplos são conceitos fundamentais da Matemática que permitem a compreensão de diversos tópicos, como frações, números primos e fatoração. Diga também que, nesta aula, os alunos irão aprender a classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números e estabelecer critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

Exemplos práticos:

Para ajudar os alunos a entender melhor o conceito de divisores e múltiplos dê exemplos aos alunos como, por exemplo, ‘Identifique os divisores e múltiplos de um número específico, como 12’; ‘Encontre o menor número que é múltiplo de dois ou mais números, como 3 e 4’;

‘Identificar se um número é primo ou composto, como 17 e 21’.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos divisores e múltiplos na Matemática. Aproveite para contextualizar o assunto aos alunos, mostrando exemplos práticos de situações em que esses números são utilizados, além de tirar as dúvidas deles.

  2. Etapa 2 - Estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre divisores e múltiplos. É importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1: Jogo de cartas - os alunos irão jogar um jogo de cartas em que terão que identificar situações em que representam alguns múltiplos e divisores.

    Estação 2: Desafio 2 - Os alunos recebem uma folha com uma lista de números e devem identificar os múltiplos de cada um.

    Estação 3: Desafio 3 - Os alunos recebem uma folha com uma lista de números e devem identificar se cada um é primo ou composto


  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Ao final de cada estação, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs: ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo, após ter passado por todas as estações, deverá discutir as atividades realizadas, compartilhando com os colegas seus desafios e aprendizados. Importante que os membros do grupo compartilhem suas respostas e tirem as dúvidas entre si. Ao longo desse processo, circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Para aprofundar ainda mais no tema, apresente exemplos práticos de situações em que os divisores e múltiplos são utilizados. Deixe claro o uso e seus benefícios.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Na última etapa, os alunos devem socializar os problemas criados e os divisores e múltiplos encontrados. Incentive a participação de todos os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar números naturais em primos e compostos.
  • Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de” e “é fator de”.
  • Estabelecer critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos divisores e múltiplos de um número.
  • Identificação correta de números primos e compostos.
  • Identificação correta dos critérios de divisibilidade.
  • Participação e colaboração nas atividades proposta e na criação da ‘Dinâmica dos 3 Qs’

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e a importância dos divisores e múltiplos na Matemática.
  • Auxiliar os alunos nas estações e tirar dúvidas.
  • Fazer uma síntese da aula e destacar os principais pontos aprendidos pelos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Criar o _template_ da ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
  • Resolver problemas múltiplos e divisores.
  • Participar e colaborar nas atividades propostas.