Aula sobre Divisores E Multiplos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Fale que o tema divisores e múltiplos é fundamental para o desenvolvimento da Matemática, pois permite que os alunos compreendam as relações entre os números e estabeleçam critérios de divisibilidade. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas situações cotidianas, como na resolução de problemas envolvendo frações e porcentagens.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    O professor deverá enviar aos alunos um vídeo explicativo sobre o tema "Divisores e Múltiplos", com duração de até 10 minutos com antecedência. O vídeo deverá apresentar os conceitos básicos e exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Na aula, os alunos devem apresentar as dúvidas sobre o vídeo que assistiram em casa. Tire dúvidas e explique os conceitos que ainda não foram compreendidos pelos alunos.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Explique aos alunos o que é um mapa conceitual e como ele pode ser utilizado para organizar ideias e conceitos. Em seguida, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre divisores e múltiplos, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo os mapas conceituais criados e apresentar suas ideias para a turma. Incentive a participação de todos e tirar dúvidas que surgirem durante a discussão.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os divisores e múltiplos são utilizados em diversas áreas, como na física, química, biologia, entre outras. Os alunos devem discutir em grupo de 3 a 5 alunos como esses exemplos estão relacionados com os conceitos apresentados no mapa conceitual.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Os alunos deverão ser divididos em grupos de 3 a 5 alunos e realizar exercícios sobre o tema. Os exercícios deverão ser entregues ao final da aula. Acompanhe os alunos nesse momento e tire dúvidas que surgirem durante a resolução dos problemas

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados através da participação nas atividades propostas, do mapa conceitual e dos exercícios em grupo. Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando os critérios de avaliação definidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar números naturais em primos e compostos.
  • Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”.
  • Estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula por meio da discussão em grupo e resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos por meio da criação de mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual.
  • Desempenho nos exercícios em grupo.

Ações do professor

  • Enviar vídeo explicativo sobre o tema antes da aula.
  • Explicar o que é um mapa conceitual e como ele pode ser utilizado para organizar ideias e conceitos.
  • Corrigir exercícios com os alunos.
  • Acompanhar o trabalho dos alunos durante a resolução de problemas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Criar mapa conceitual sobre o tema.
  • Criar um mapa conceitual sobre notação científica.
  • Discutir em grupo os mapas conceituais criados e apresentar suas ideias para a turma.
  • Resolver problemas envolvendo divisores e múltiplos em grupo.
  • Avaliar a aula e dar feedbacks ao professor.