Aula sobre Divisores E Multiplos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Fale que o tema divisores e múltiplos é fundamental para o desenvolvimento da Matemática, pois permite que os alunos compreendam as relações entre os números e estabeleçam critérios de divisibilidade. Além disso, é um tema que pode ser aplicado em diversas situações cotidianas, como na resolução de problemas envolvendo frações e porcentagens.
Etapa 1 - Pré-aula
O professor deverá enviar aos alunos um vídeo explicativo sobre o tema "Divisores e Múltiplos", com duração de até 10 minutos com antecedência. O vídeo deverá apresentar os conceitos básicos e exemplos práticos.Etapa 2 - Sala de aula invertida
Na aula, os alunos devem apresentar as dúvidas sobre o vídeo que assistiram em casa. Tire dúvidas e explique os conceitos que ainda não foram compreendidos pelos alunos.Etapa 3 - Mapa conceitual
Explique aos alunos o que é um mapa conceitual e como ele pode ser utilizado para organizar ideias e conceitos. Em seguida, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre divisores e múltiplos, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo os mapas conceituais criados e apresentar suas ideias para a turma. Incentive a participação de todos e tirar dúvidas que surgirem durante a discussão.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como os divisores e múltiplos são utilizados em diversas áreas, como na física, química, biologia, entre outras. Os alunos devem discutir em grupo de 3 a 5 alunos como esses exemplos estão relacionados com os conceitos apresentados no mapa conceitual.Etapa 6 - Resolução de problemas
Os alunos deverão ser divididos em grupos de 3 a 5 alunos e realizar exercícios sobre o tema. Os exercícios deverão ser entregues ao final da aula. Acompanhe os alunos nesse momento e tire dúvidas que surgirem durante a resolução dos problemasEtapa 7 - Avaliação
Os alunos serão avaliados através da participação nas atividades propostas, do mapa conceitual e dos exercícios em grupo. Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando os critérios de avaliação definidos previamente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de classificar números naturais em primos e compostos.
- Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”.
- Estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula por meio da discussão em grupo e resolução de problemas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos por meio da criação de mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Participação nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual.
- Desempenho nos exercícios em grupo.
Ações do professor
- Enviar vídeo explicativo sobre o tema antes da aula.
- Explicar o que é um mapa conceitual e como ele pode ser utilizado para organizar ideias e conceitos.
- Corrigir exercícios com os alunos.
- Acompanhar o trabalho dos alunos durante a resolução de problemas.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
Ações do aluno
- Criar mapa conceitual sobre o tema.
- Criar um mapa conceitual sobre notação científica.
- Discutir em grupo os mapas conceituais criados e apresentar suas ideias para a turma.
- Resolver problemas envolvendo divisores e múltiplos em grupo.
- Avaliar a aula e dar feedbacks ao professor.