Divulgação científica

Você sabe como pesquisas e informações científicas são divulgadas? Nessa aula de Português vamos descobrir! Bom aprendizado.


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Leia com atenção as afirmativas e julgue como verdadeira (V) ou falsa (F):

    I. O texto de divulgação científica é expositivo e argumentativo.

    II. O objetivo da divulgação científica é popularizar a ciência.

    III. Na divulgação científica, a linguagem tem que ser clara, objetiva e pessoal.

    A) V; V; V.

    B) V; V; F.

    C) V; F; F.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Design Sprint:

    Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa Design Sprint, os alunos serão desafiados a explorar o tema da divulgação científica de forma criativa e inovadora. Ao longo das etapas de entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, eles terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a importância da divulgação científica, investigar diferentes abordagens e desenvolver propostas concretas de divulgação. O objetivo é que os alunos coloquem em prática suas habilidades de pesquisa, criatividade, trabalho em equipe e apresentação, culminando na apresentação e teste dos protótipos desenvolvidos. Essa atividade busca promover a reflexão crítica sobre o tema, estimular a capacidade de inovação e preparar os alunos para se comunicarem de forma eficaz com o público em geral, ampliando assim o alcance e a compreensão da ciência.
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  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    Nesta atividade de Sala de Aula Invertida sobre divulgação científica, os alunos serão convidados a explorar e compreender a importância da comunicação científica para o público em geral. Antes da atividade, eles receberão materiais de estudo, como artigos, vídeos e exemplos de divulgação científica. Durante a atividade, os alunos trabalharão em grupos, discutindo e analisando casos de estudo, identificando estratégias eficazes de divulgação e propondo melhorias. Eles também serão desafiados a criar seu próprio material de divulgação científica, utilizando linguagem acessível e recursos visuais atrativos. Ao final da atividade, os alunos apresentarão suas criações e participarão de discussões sobre os desafios e oportunidades da divulgação científica. Essa abordagem ativa incentiva a pesquisa, a autonomia do aluno e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração, preparando-os para serem divulgadores científicos eficazes.
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  5. 5. Rotação por estações:

    Nesta atividade, os alunos irão trabalhar o tema "Divulgação científica" através da metodologia Rotação por estações. A divulgação científica é uma forma de levar o conhecimento científico para a sociedade de forma acessível e compreensível. Ela pode ser encontrada em diversas mídias, como textos didáticos, artigos de divulgação científica, reportagens, verbetes de enciclopédia, infográficos, podcasts e vídeos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desses gêneros, para ampliar suas possibilidades de compreensão e produção de textos pertencentes a esses gêneros.
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  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A divulgação científica é um tema extremamente relevante, já que vivemos em uma sociedade que valoriza cada vez mais a ciência e a tecnologia. Nesse sentido, é importante que os alunos entendam como esse tipo de texto é produzido e quais são suas características principais. Além disso, é fundamental que eles saibam como identificar as diferenças entre os diversos gêneros de divulgação científica e como essas diferenças influenciam na compreensão do texto. Nesta atividade, será trabalhada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), cujo objetivo é estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema em questão.
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  7. 7. Cultura Maker:

    A divulgação científica é uma forma de levar o conhecimento científico para o público leigo. É uma forma de explicar como a ciência pode afetar a vida cotidiana das pessoas. Nesta atividade, os alunos aprenderão a refletir sobre os diferentes tipos de texto usados para a divulgação científica e como eles são compostos. A metodologia ativa Cultura Maker será aplicada através da criação de um diário de bordo, em que os alunos, em grupo, irão refletir sobre um problema científico, gerar alternativas e propor soluções.
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  8. 8. Design Thinking:

    A divulgação científica é a apresentação de informações científicas para o público leigo. Ela é importante porque permite que o conhecimento científico seja compartilhado e compreendido por pessoas que não são especialistas em determinada área. Na atividade, será utilizado o Design Thinking como metodologia ativa para criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os estudantes vão trabalhar em equipe para criar um plano de divulgação científica usando diferentes gêneros textuais.
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