Aula sobre Divulgacao Cientifica

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A divulgação científica é uma forma de levar o conhecimento científico para o público leigo. É uma forma de explicar como a ciência pode afetar a vida cotidiana das pessoas. Nesta atividade, os alunos aprenderão a refletir sobre os diferentes tipos de texto usados para a divulgação científica e como eles são compostos. A metodologia ativa Cultura Maker será aplicada através da criação de um diário de bordo, em que os alunos, em grupo, irão refletir sobre um problema científico, gerar alternativas e propor soluções.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a atividade e contextualize o tema da divulgação científica. Os alunos serão estimulados a pensar sobre como a ciência afeta suas vidas cotidianas.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos gêneros de divulgação científica

    Apresente diferentes tipos de textos usados para a divulgação científica, como artigos, reportagens e infográficos. Os alunos serão incentivados a refletir sobre as características de cada um desses gêneros e como eles são compostos.

  3. Etapa 3 - Definição do problema científico

    Os alunos irão trabalhar em grupos para definir um problema científico que gostariam de explorar. Eles devem pensar em problemas que afetam suas vidas cotidianas ou que são importantes para a sociedade. Eles devem registrar o problema em seus diários de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos irão refletir sobre possíveis soluções para o problema que escolheram. Eles devem registrar todas as alternativas em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa e explicar por que ela é a melhor solução para o problema. Eles devem registrar a solução em seus diários de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. Eles devem explicar o problema que escolheram, as alternativas que geraram e a solução que escolheram. Eles também devem explicar como o gênero de divulgação científica que escolheram para apresentar seu diário de bordo ajudou a comunicar suas ideias.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir as diferentes soluções propostas pelos grupos e como os diferentes gêneros de divulgação científica podem ser usados para comunicar ideias científicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a reflexão sobre a relação entre os gêneros de divulgação científica e suas características linguísticas e composicionais;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em refletir sobre problemas científicos e gerar soluções criativas;
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da atividade;
  • Qualidade da reflexão sobre o problema escolhido e as soluções propostas;
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo;
  • Uso adequado do gênero de divulgação científica na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar os diferentes gêneros de divulgação científica e suas características;
  • Estimular a reflexão e a discussão em grupo;
  • Orientar os grupos na escolha do problema, na geração de alternativas e na escolha da solução;
  • Avaliar a participação e a qualidade do trabalho apresentado pelos grupos.

Ações do aluno

  • Refletir sobre problemas científicos e gerar soluções criativas;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas;
  • Registrar todas as etapas da atividade em seus diários de bordo;
  • Apresentar seu diário de bordo para a turma e discutir suas ideias com seus colegas.