Aula sobre Divulgacao Cientifica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa Design Sprint, os alunos serão desafiados a explorar o tema da divulgação científica de forma criativa e inovadora. Ao longo das etapas de entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, eles terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a importância da divulgação científica, investigar diferentes abordagens e desenvolver propostas concretas de divulgação. O objetivo é que os alunos coloquem em prática suas habilidades de pesquisa, criatividade, trabalho em equipe e apresentação, culminando na apresentação e teste dos protótipos desenvolvidos. Essa atividade busca promover a reflexão crítica sobre o tema, estimular a capacidade de inovação e preparar os alunos para se comunicarem de forma eficaz com o público em geral, ampliando assim o alcance e a compreensão da ciência.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o tema da divulgação científica e sua importância na sociedade. Os alunos realizam pesquisas individuais sobre os diferentes meios de divulgação científica e os desafios enfrentados nessa área. Caso não seja possível realizar uma pesquisa on-line, disponibilize aos alunos recursos impressos, como textos da internet e reportagens. Diga aos alunos que há diferentes gêneros de divulgação científica, como: texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia, esquema, infográfico, relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de criar uma proposta de divulgação científica inovadora, levando em consideração o público-alvo, a mensagem a ser transmitida e os recursos disponíveis. Cada grupo faz um esboço inicial da sua proposta, descrevendo os principais elementos e estratégias a serem utilizados.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos apresentam suas propostas aos demais colegas e promovem uma discussão sobre as diferentes abordagens e ideias apresentadas. Todos os alunos trazem ideias e um feedback para cada grupo, e eles deverão refinar suas propostas a partir dessa discussão.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos trabalham para desenvolver um plano de divulgação científica. Eles podem utilizar recursos como maquetes, vídeos, infográficos ou outros materiais visuais para representar sua ideia de forma tangível.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentam seus planos de divulgação científica aos demais colegas e recebem feedbacks construtivos sobre a eficácia e impacto da divulgação científica proposta. Com base no feedback recebido, os grupos podem fazer ajustes em seus protótipos e apresentar novamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e compreensão sobre o tema da divulgação científica;
  • Estimular a criatividade e o pensamento inovador na elaboração de propostas de divulgação científica;
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Aumentar a consciência sobre os desafios e a importância da divulgação científica;
  • Aprimorar habilidades de apresentação e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Pesquisa individual sobre o tema da divulgação científica;
  • Participação ativa nas discussões em grupo e na apresentação das propostas;
  • Qualidade e originalidade do plano de divulgação científica;
  • Capacidade de prototipagem e representação visual da ideia;
  • Capacidade de receber e incorporar feedbacks na melhoria do protótipo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da divulgação científica e fornecer materiais de apoio;
  • Facilitar as discussões em grupo e fornecer orientações aos alunos durante o processo;
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos;
  • Promover a troca de ideias e o debate entre os grupos;
  • Avaliar as propostas e os protótipos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas individuais sobre o tema da divulgação científica;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e contribuir com ideias e sugestões;
  • Elaborar propostas de divulgação científica de forma criativa e inovadora;
  • Trabalhar em equipe para desenvolver o plano de divulgação científica;
  • Apresentar as propostas e receber feedbacks dos colegas de classe.