Aula sobre Divulgacao Cientifica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A divulgação científica é um tema extremamente relevante, já que vivemos em uma sociedade que valoriza cada vez mais a ciência e a tecnologia. Nesse sentido, é importante que os alunos entendam como esse tipo de texto é produzido e quais são suas características principais. Além disso, é fundamental que eles saibam como identificar as diferenças entre os diversos gêneros de divulgação científica e como essas diferenças influenciam na compreensão do texto. Nesta atividade, será trabalhada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), cujo objetivo é estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema em questão.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a atividade explicando o que é a divulgação científica e quais são seus principais gêneros. Para isso, pode-se utilizar exemplos de textos que os alunos já tenham lido ou que sejam relevantes para a turma. É importante que os alunos entendam a importância da divulgação científica e como ela pode contribuir para a disseminação do conhecimento.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e distribua um texto sobre divulgação científica. Peça para que os alunos discutam as características do gênero e como ele se difere dos outros. O objetivo dessa atividade é estimular a reflexão crítica dos alunos e fazer com que eles percebam as diferenças entre os diversos gêneros.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar o resultado da discussão para a turma. Estimule o debate entre os alunos e faça perguntas para que eles aprofundem a reflexão sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo dessa etapa é fazer com que os alunos entendam quais são os critérios que serão utilizados para avaliar o seu desempenho e o desempenho dos colegas na atividade.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Cada grupo deve utilizar o texto de divulgação científica recebido para preparar um debate a respeito do tema e do conteúdo do texto. Os alunos devem utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas no debate. O objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos durante a aula e desenvolvam a habilidade de reflexão crítica.

  6. Etapa 6 - Considerações finais

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi discutido e como os alunos podem utilizar esses conhecimentos em outras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reflexão crítica sobre os diversos gêneros de divulgação científica;
  • Estimular a produção de textos de divulgação científica pelos alunos;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos gêneros de divulgação científica;
  • Participação nas discussões em grupo;
  • Criação do template de avaliação por rubrica;
  • Desempenho no debate em grupo;
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Explicar o que é a divulgação científica e seus principais gêneros;
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos;
  • Fazer perguntas para estimular o debate;
  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula.

Ações do aluno

  • Participar das discussões em grupo;
  • Criar o template de avaliação por rubrica;
  • Preparar e participar do debate em grupo;
  • Avaliar o desempenho dos colegas;
  • Fazer uma reflexão final sobre a atividade.