Aula sobre Divulgacao Cientifica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A divulgação científica é um tema extremamente relevante, já que vivemos em uma sociedade que valoriza cada vez mais a ciência e a tecnologia. Nesse sentido, é importante que os alunos entendam como esse tipo de texto é produzido e quais são suas características principais. Além disso, é fundamental que eles saibam como identificar as diferenças entre os diversos gêneros de divulgação científica e como essas diferenças influenciam na compreensão do texto. Nesta atividade, será trabalhada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), cujo objetivo é estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema em questão.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie a atividade explicando o que é a divulgação científica e quais são seus principais gêneros. Para isso, pode-se utilizar exemplos de textos que os alunos já tenham lido ou que sejam relevantes para a turma. É importante que os alunos entendam a importância da divulgação científica e como ela pode contribuir para a disseminação do conhecimento.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos e distribua um texto sobre divulgação científica. Peça para que os alunos discutam as características do gênero e como ele se difere dos outros. O objetivo dessa atividade é estimular a reflexão crítica dos alunos e fazer com que eles percebam as diferenças entre os diversos gêneros.Etapa 3 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deve apresentar o resultado da discussão para a turma. Estimule o debate entre os alunos e faça perguntas para que eles aprofundem a reflexão sobre o tema.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos devem criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo dessa etapa é fazer com que os alunos entendam quais são os critérios que serão utilizados para avaliar o seu desempenho e o desempenho dos colegas na atividade.Etapa 5 - Debate em grupo
Cada grupo deve utilizar o texto de divulgação científica recebido para preparar um debate a respeito do tema e do conteúdo do texto. Os alunos devem utilizar o template de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas no debate. O objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos durante a aula e desenvolvam a habilidade de reflexão crítica.Etapa 6 - Considerações finais
Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi discutido e como os alunos podem utilizar esses conhecimentos em outras atividades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reflexão crítica sobre os diversos gêneros de divulgação científica;
- Estimular a produção de textos de divulgação científica pelos alunos;
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos gêneros de divulgação científica;
- Participação nas discussões em grupo;
- Criação do template de avaliação por rubrica;
- Desempenho no debate em grupo;
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Explicar o que é a divulgação científica e seus principais gêneros;
- Estimular a reflexão crítica dos alunos;
- Fazer perguntas para estimular o debate;
- Avaliar o desempenho dos alunos;
- Fazer uma reflexão final sobre a aula.
Ações do aluno
- Participar das discussões em grupo;
- Criar o template de avaliação por rubrica;
- Preparar e participar do debate em grupo;
- Avaliar o desempenho dos colegas;
- Fazer uma reflexão final sobre a atividade.