Aula sobre Divulgacao Cientifica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos irão trabalhar o tema "Divulgação científica" através da metodologia Rotação por estações. A divulgação científica é uma forma de levar o conhecimento científico para a sociedade de forma acessível e compreensível. Ela pode ser encontrada em diversas mídias, como textos didáticos, artigos de divulgação científica, reportagens, verbetes de enciclopédia, infográficos, podcasts e vídeos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desses gêneros, para ampliar suas possibilidades de compreensão e produção de textos pertencentes a esses gêneros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que é a divulgação científica e como ela pode ser encontrada em diversas mídias. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, e cada um será enviado para uma estação diferente. Explique como funcionará a metodologia Rotação por estações e distribua os materiais necessários para cada estação.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Texto didático

    Nesta estação, os alunos irão ler um texto didático sobre um tema científico e identificar as características desse tipo de texto, como linguagem objetiva, organização em tópicos, uso de imagens ilustrativas, entre outros. Em seguida, os alunos irão produzir um texto didático sobre um tema de sua escolha, utilizando as características identificadas.

    Estação 2 - Infográfico

    Nesta estação, os alunos irão analisar um infográfico sobre um tema científico e identificar as características desse tipo de mídia, como uso de imagens, gráficos, textos curtos e explicativos, entre outros. Em seguida, os alunos irão produzir um infográfico sobre um tema de sua escolha, utilizando as características identificadas.

    Estação 3 - Podcast

    Nesta estação, os alunos irão ouvir um podcast sobre um tema científico e identificar as características desse tipo de mídia, como uso de linguagem coloquial, entrevistas, trilha sonora, entre outros. Em seguida, os alunos irão produzir um podcast sobre um tema de sua escolha, utilizando as características identificadas.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Na conclusão, os alunos irão apresentar os trabalhos produzidos em cada estação para a turma, explicando as características do gênero escolhido e como elas foram utilizadas em seus trabalhos. Faça um fechamento da atividade, reforçando a importância da divulgação científica e como ela pode ser acessível e compreensível para a sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reflexão dos alunos sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica e seus aspectos composicionais e linguísticos;
  • Estimular a criatividade e a produção de conteúdo científico pelos alunos;
  • Aplicar a metodologia ativa Rotação por estações, proporcionando uma aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características dos gêneros de divulgação científica;
  • Utilização adequada das características identificadas na produção dos trabalhos;
  • Clareza e objetividade na apresentação dos trabalhos;
  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Criatividade na produção dos trabalhos.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Rotação por estações e distribuir os materiais necessários;
  • Orientar e auxiliar os alunos nas atividades em grupo;
  • Fazer um fechamento da aula, reforçando os conceitos trabalhados e a importância da divulgação científica;
  • Avaliar os trabalhos produzidos pelos alunos;
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as características dos gêneros de divulgação científica;
  • Utilizar adequadamente as características identificadas na produção dos trabalhos;
  • Apresentar os trabalhos produzidos com clareza e objetividade;
  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Demonstrar criatividade na produção dos trabalhos.