Aula sobre Divulgacao Cientifica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade de Sala de Aula Invertida sobre divulgação científica, os alunos serão convidados a explorar e compreender a importância da comunicação científica para o público em geral. Antes da atividade, eles receberão materiais de estudo, como artigos, vídeos e exemplos de divulgação científica. Durante a atividade, os alunos trabalharão em grupos, discutindo e analisando casos de estudo, identificando estratégias eficazes de divulgação e propondo melhorias. Eles também serão desafiados a criar seu próprio material de divulgação científica, utilizando linguagem acessível e recursos visuais atrativos. Ao final da atividade, os alunos apresentarão suas criações e participarão de discussões sobre os desafios e oportunidades da divulgação científica. Essa abordagem ativa incentiva a pesquisa, a autonomia do aluno e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração, preparando-os para serem divulgadores científicos eficazes.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade (em casa)

    Os alunos receberão um material de estudo prévio sobre o tema "Divulgação Científica", como artigos, vídeos ou textos informativos. Oriente-os a ler e pesquisar sobre o assunto, fazendo anotações no caderno e levantando dúvidas para serem discutidas em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Atividade presencial

    Inicie a atividade com uma revisão rápida do conteúdo estudado pelos alunos, esclarecendo dúvidas e reforçando conceitos importantes.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um caso de estudo relacionado à divulgação científica. O estudo de caso pode ser um artigo científico ou um texto que aborde uma pesquisa científica. Eles terão como tarefa analisar o caso, identificar os elementos da divulgação científica presentes e discutir estratégias eficazes de comunicação para tornar o tema mais acessível ao público em geral.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Distribua aos grupos o template da Dinâmica dos 3 Qs. Os alunos deverão utilizar esse template como forma de avaliação sobre o estudo de caso, preenchendo os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. No campo "que bom", eles podem identificar e destacar os aspectos positivos da abordagem de divulgação científica apresentada, como clareza, criatividade ou relevância. No campo "que pena", podem apontar as limitações ou desafios encontrados, como falta de exemplos práticos, linguagem técnica ou falta de engajamento do público-alvo. No campo "que tal", os estudantes podem propor sugestões de melhorias, como utilizar mais recursos visuais, incluir histórias de impacto ou desenvolver estratégias para alcançar diferentes públicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação e discussão

    Cada grupo fará uma apresentação sobre o caso de estudo, compartilhando suas análises e propostas de melhoria na divulgação científica. Após as apresentações, haverá uma discussão em sala de aula para comparar as abordagens de cada grupo, identificar pontos fortes e fracos e debater sobre os desafios da divulgação científica.

  6. Etapa 6 - Pós-atividade (em casa)

    Os alunos serão solicitados a realizar uma pesquisa adicional sobre um tema de sua escolha relacionado à divulgação científica. Eles deverão criar um material de divulgação (como um vídeo, infográfico ou artigo) utilizando estratégias aprendidas durante a atividade para tornar o conteúdo mais acessível e interessante ao público não especializado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover o conhecimento sobre a importância da divulgação científica;
  • Desenvolver habilidades de análise crítica;
  • Estimular a criatividade e o pensamento criativo;
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração;
  • Incentivar a pesquisa e a autonomia do aluno.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em sala de aula e nos grupos de trabalho;
  • Compreensão dos elementos da divulgação científica e sua aplicação no caso de estudo;
  • Capacidade de análise crítica e proposição de melhorias na divulgação científica;
  • Criatividade e efetividade na criação do material de divulgação científica pós-atividade.

Ações do professor

  • Preparar o material de estudo pré-aula e disponibilizá-lo aos alunos;
  • Facilitar a discussão em sala de aula, respondendo dúvidas e incentivando a participação ativa dos alunos;
  • Orientar os grupos durante a análise do caso de estudo e auxiliá-los na identificação de estratégias de comunicação eficazes;
  • Avaliar as apresentações dos grupos e fornecer feedback construtivo;
  • Estimular a pesquisa adicional e fornecer suporte aos alunos na criação do material de divulgação científica pós-aula.

Ações do aluno

  • Realizar a leitura e pesquisa pré-aula sobre a divulgação científica;
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula, levantando dúvidas e compartilhando ideias;
  • Analisar o caso de estudo em grupo, identificando os elementos da divulgação científica e propondo melhorias;
  • Realizar a pesquisa adicional e criar o material de divulgação científica pós-aula, aplicando as estratégias aprendidas.